Quanto tempo dura o estirão?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

quatro anos

Em geral, o estirão acontece junto com a puberdade e dura, em média, de três a quatro anos. Nas meninas, o estirão do crescimento costuma ocorrer por volta dos 11 anos. Nos meninos é um pouco mais tardio.

O estirão de crescimento nos meninos ocorre no meio da adolescência, entre 12 e 16 anos de idade (mais comumente em torno de 13,5 anos) e, geralmente, começa um ano depois de os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo.

Não, não é possível estimular o crescimento em adultos porque a cartilagem do osso já se fechou. Depois que as cartilagens se fecham, já não é possível crescer mais. Isso ocorre, em média, por volta dos 18 anos, mas varia de acordo com um início mais precoce ou tardio da puberdade.

Cada etapa do estirão, de acordo com a especialista, dura em torno de nove meses e, no total, o processo termina após quatro anos.

Homens x mulheres Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

Altura até 3 anos
Vamos conhecer as alturas ideais desse período. Meninas 2 anos: 80,0 cm de altura mínima e 92,9 cm de altura máxima; 3 anos: 88,4 de altura mínima e 103,5 de altura máxima; Meninos 2 anos: 81,7 cm de altura mínima e 93,9 cm de altura máxima; 3 anos: 90,6 de altura mínima e 102,8 de altura máxima.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

Como é calculada a altura estimada?

  1. Para meninas: à altura da mãe (em cm) é adicionada a altura do pai (em cm) menos 13 cm. Por fim, esse valor é dividido por dois;
  2. Para meninos: é adicionada a altura do pai (em cm) mais 13 cm, à altura da mãe (em cm) e, no fim, esse valor é dividido por 2.

Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.

Até que idade o homem cresce? O homem cresce em média até os 18 anos, quando atinge a puberdade, mas esta fase do desenvolvimento variar de acordo com a sua herança genética, alimentação e hábitos de vida.

Para auxiliar no diagnóstico são realizados exames de laboratório e testes específicos de crescimento, além de radiografias de mãos e punhos para avaliação da idade óssea, que ajudam a determinar a altura prevista para cada indivíduo em um determinado momento.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

Considera-se normal uma variação de ± 5 cm.

O problema seria maior com atividades de impacto ou coletivas. As de impacto podem gerar lesão na fise óssea, prejudicando o crescimento, o maior exemplo é a ginástica olímpica. Nas atividades coletivas temos lesões por entorses e a dependência não só individual, mas a de outros indivíduos lhe causando lesões.

Após os 40 anos, perdemos, em média, 4 a 6 milímetros por ano. Isso é mais acentuado na mulher devido à menor massa muscular e maior incidência de osteoporose. Ao longo da vida, o homem pode chegar a perder 3 centímetros. E a mulher, 4,5 centímetros”, afirma Miller.

Continuar lendo Quando acaba o estirão?