Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

É feito em uma única sessão
Verdade! Geralmente, o tratamento de canal dentário é realizado em uma única sessão. Entretanto, poderá ser necessária mais de uma visita ao dentista, mas isso vai depender do quadro clínico do paciente.

Veja os principais:

  1. Evitar alimentos duros e dar 'repouso' ao dente.
  2. Cuidar da higiene bucal normalmente.
  3. Atenção a medicação determinada pelo seu dentista.
  4. Faça o controle do seu tratamento de canal.

Quanto custa um canal de dente em 2022? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

Isso ocorre porque eles têm apenas uma raiz. Já os molares podem ter até três raízes, o que significa mais trabalho para o dentista e, consequentemente, um custo mais alto. Outro fator que influencia o preço do tratamento de canal é a gravidade da cárie.

Para saber se o tratamento foi bem sucedido é necessário o endodontista fazer um raio x depois de um tempo mínimo de 6 meses para avaliar.

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

No caso do tratamento de canal, o endodontista deverá fazer a provisória. Depois, outro especialista fará a restauração definitiva.

O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia.

Por que o tratamento de canal dói tanto? Famoso por ser muito dolorido, o tratamento de canal é feito na parte interna do dente, onde passa o nervo do dente. O incômodo durante a realização do procedimento normalmente ocorre quando a polpa do dente está muito comprometida.

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.

Sintomas a serem observados

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

O canal de dente pode enfraquecer o dente tratado? Mito. A polpa dentária é um tecido mole que apresenta vasos sanguíneos e nervos, sendo de pouca resistência física. Então, na verdade, o que provoca o enfraquecimento do dente é a perda da estrutura dental, que está comprometida.

A exposição ao sol causa outros incômodos para quem acabou de passar por um processo cirúrgico, ele provoca o aumento do inchaço, faz sangrar mais, abaixa a pressão arterial e causa desconforto físico. Então, por uma semana após a cirurgia evite o sol e tome cuidado com ambientes muito quentes.

Apesar de exigir alguns cuidados, não é verdade que tratamento de canal precisa de repouso. Basta que o paciente cuide com a alimentação e tome a medicação indicada para amenizar a dor.

O implante dentário varia muito de preço dependendo da marca utilizada e do profissional, o valor médio de mercado é de 2.500 a 4.500 reais.

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?

  • Dor de dente que pode durar horas.
  • Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  • Dor pulsátil.
  • Sensibilidade ao mastigar.
  • Dor irradiada para outros dentes.

4- Fazer um tratamento de canal é seguro? O tratamento de canal é um procedimento seguro e tem hoje, com o emprego de recursos tecnológicos e a luz do conhecimento gerado pelas pesquisas, altas taxas de sucesso – em porcentagens acima de 90% – e sem desconforto para o paciente, na maior parte dos casos.

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.