Quantos dias dura o tratamento com vancomicina?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

A duração do tratamento será determinada pelo médico. Como na terapia com antibióticos em geral, o tratamento com cloridrato de vancomicina deve ser prolongado por um mínimo de 48 a 72 horas após abaixar a temperatura do paciente, ou após a constatação da eliminação das bactérias causadoras da infecção.

ATENÇÃO: Não administrar por via intramuscular. A Vancomicina é altamente irritante para os tecidos, causando dor e mesmo necrose se administrada por via intramuscular. A Vancomicina não deve ser misturada (em frascos, bolsas, seringas, tubos) com outros medicamentos.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A Linezolida é eficaz contra todos os cocos Gram-positivos, incluindo MRSA, MRSE e o temido VRE, sendo a primeira linha para este último. Também é eficaz contra VISA, VRSA e cepas de Streptococcus pneumoniae resistente à Vancomicina. Basicamente, se torna a droga de escolha diante da resistência à Vancomicina.

O enterococcus resistente a vancomicina (VRE), é conhecido como uma bactéria multiresistente, que pode causar infecções oportunistas e possui uma grande capacidade de se propagar no ambiente hospitalar.

Seu mecanismo de ação consiste em inibir a síntese da parede celular durante sua multiplicação, resultando em lise osmótica. Para exercer seu poder inibitório, a vancomicina age como antagonista competitivo da polimerização da cadeia peptideoglicana, responsável pela constituição da parede celular microbiana.

VANCOMICINA 500MG 20 FA S/DIL IV - BLAU/ARISTON - GENÉRICO .
...
Informação Adicional.

AnvisaNão
FabricantesBlau
PreçoR$137,50

Vancomicina – Indicações
É indicado em pacientes alérgicos à penicilina, em pacientes que não podem receber ou que não responderam ao tratamento com penicilinas ou cefalosporinas, e em infecções graves causadas por outros microrganismos sensíveis à Vancomicina, mas resistentes a outras drogas antimicrobianas.

É recomendável, por exemplo, substituir vancomicina por oxacilina nas infecções por germe gram positivo sensível a esta penicilina, a qualquer tempo de uso empírico do glicopeptídeo.

O monitoramento terapêutica de vancomicina é uma estratégia útil para evitar falhas terapêuticas por subdosagem, melhorar a penetração nos tecidos infectados e evitar resistência bacteriana.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Pode tomar sim, mas desde que seja com a orientação de um profissional da saúde e seguindo exatamente a forma de tomar prescrita. Nunca comece a tomar antibióticos sem um Medico ou Cirurgião-dentista.

Se já está tomando o antibiótico há pelo menos dois dias e ainda não notou melhora dos sintomas, fale com o seu/sua médico/a. Todo antibiótico deve ser utilizado pelo tempo completo prescrito pelo/a profissional para que o tratamento seja efetivo e não permita o desenvolvimento de resistência bacteriana.

A vancomicina possui atividade contra um amplo espectro de bactérias gram-positivas, como S. aureus, S. epidermidis e estreptococos.

A vancomicina possui diversas apresentações no mercado brasileiro, entre elas está o cloridrato de vancomicina em cápsulas de gelatina dura para administração por via oral (I-Helps, 2012).

1 – Staphylococcus aureus ( MRSA )
Mais conhecida como MRSA, a bactéria está presente naturalmente na pele, mas se invadir outras partes do corpo, pode causar diferentes infecções, como a meningite e pneumonia.

A vancomicina só deve ser administrada no hospital por um profissional de saúde, de acordo com as indicações do médico que está orientando o tratamento. Na maioria dos casos, a dose recomendada é de: Adultos e crianças com mais de 12 anos: 500 mg de Vancomicina a cada 6 horas ou 1g a cada 12 horas.

A vancomicina é um antibiótico. Tecnicamente, “antibiótico”, frequentemente usado como sinônimo de “fármaco antibacteriano”... leia mais bactericida que inibe a síntese da parede celular.

As concentrações de pico podem variar, dependendo da manutenção do horário da coleta e da alteração das taxas de eliminação do fármaco. Se as concentrações de vale e/ou de pico estiverem acima dos níveis máximos, então o indivíduo está em risco de intoxicação e o médico deve alterar a dose ou o esquema posológico.