Quanto tempo dura uma crise de pedra no rim?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice.

A dor forte aparece por causa da obstrução na via urinária que ela provoca quando cai na pelve renal e vai para o ureter, uma vez que bloqueia a passagem da urina e o rim dilata.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice.

Chá de quebra-pedra
Tomar o chá de quebra-pedra diariamente por até 3 semanas favorece a eliminação das pedras nos rins, pois este chá tem ação diurética e possui propriedades que relaxam os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins até a bexiga.

Quando as pedras estão localizadas no interior dos rins, não costumam provocar dor. Muitas vezes o paciente possui cálculos renais e não tem sintoma algum. Mas quando as pedras se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga.

Sintomas. O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

A presença de pedra nos rins em si não causa dor, mas a cólica renal ocorre quando há um deslocamento da pedra para ser eliminada. Nestas ocasiões a dor é provocada pela lesão da pedra nas vias urinárias ou até mesmo quando fica impactada causando dilatação.

Dor de pedra nos rins
Segundo a psicóloga Beth Darbell, a dor provocada pelas pedrinhas nos rins pode ser tão intensa quanto a dor do parto – e muitas mulheres já confirmaram isso, ainda que tenham dito que dar à luz é realmente algo dolorido.

Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras. Uma vez formadas, podem ser destruídas por métodos não invasivos, como medicações que dissolvem as pedras de ácido úrico (o alopurinol) ou através da litotripsia externa.

Ao contrário do que se pensa, beber água durante crises de pedra nos rins não é recomendável. A ingestão de água é uma das principais recomendações para prevenir crises de cólica renal, mas não quando o problema já está instalado.

Beba sucos cítricos
O consumo de sucos de frutas cítricas como de laranja e limão podem auxiliar na prevenção das pedras nos rins. As frutas citadas são ricas em ácido cítrico, e quando consumidas dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.

A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.

Se você estiver passando por uma crise de cólica renal, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo pode intensificar a dor, e até mesmo agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal.

Causas de dor no rim
Infecção dos rins (pielonefrite). Doença policística renal. Hidronefrose (obstrução da passagem de urina, resultando em dilatação dos rins). Trombose da veia renal.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.