Quanto tempo não pode entrar na piscina depois de fazer tatuagem?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 15 votos

Yurgan aconselha seus clientes a ficarem pelo menos 15 dias sem ir a praia ou piscina, mas esse tempo pode variar de acordo com a tatuagem. “Varia de acordo com o tamanho da tattoo. Para evitar manchas e conservar as linhas, orientamos que o cliente aguarde 15 dias até dar início aos mergulhos e exposição ao Sol.

Contato com a água do Mar: É uma péssima ideia entrar na água do mar com uma tatuagem recém feita, Ela simplesmente pode apagar. A água salgada expulsa a tinta do corpo deixando a tatuagem em parte ou totalmente sem pigmento! Eu recomendo não entrar em contato com água salgada durante 2 semanas.

Porque a cicatrização ideal é a natural do organismo da pessoa tatuada e, geralmente, demora cerca de 15 dias. Qualquer coisa utilizada para acelerar esse processo pode comprometer o resultado da tatuagem”.

A médica afirma que as tatuagens recentes devem ser protegidas com curativos hipoalergênicos e com fotoproteção. Além disso, evite a exposição solar por cerca de 30 dias, até saírem todas as casquinhas.

Geralmente, nesta fase ainda existe uma camada de pele morta sobre a tatuagem e isso faz com que o desenho perca um pouco de seu cor, mas assim que sua tatuagem estiver totalmente cicatrizada você notará o resultado final de todas as cores.

Mais sobre o assunto
Os principais fatores que podem distorcer uma tatuagem ao longo da vida são a localização, a cor e o tipo de pigmento, a exposição ao sol e o fumo. Mudanças corporais, como aumento ou perda de peso, gravidez e musculação, também afetam a qualidade do desenho.

O ideal é aguardar ao menos 30 dias antes de expor a tatuagem nova ao sol usando protetor solar4. Para algumas pessoas esse tempo pode ser menor e levar apenas duas ou três semanas. Por isso, o mais indicado é observar a sua pele atentamente e procurar a ajuda de um dermatologista em caso de dúvidas.

Não é mito que o sol pode desbotar a tatuagem. Isso acontece porque os raios solares ressecam a pele, e por consequência, acabam deixando o desenho cada vez menos intenso ao longo do tempo. Outro problema do sol é que ele pode descamar a pele, principalmente depois de tomar sol na praia ou na piscina.

O segredo está no QUENTE x FRIO! Para acelerar o processo de cicatrização da sua tattoo você só precisa de água quente, em temperatura suportável ao toque, (não vai se queimar, né), água fria na temperatura “baixa febre” e mais um pouquinho daquela sua coragem que encarou as agulhas.

Raios ultravioletas podem facilmente desbotar o desenho, sem contar reduzir a intensidade das cores devido o ressecamento. Assim, é importante passar o filtro solar na área anteriormente à exposição ao sol, e também reaplicar o filtro solar, isso de hora em hora, ou depois da saída do mar.

Tatuagem descascando e desbotando é normal? Sim, é algo normal. Conforme já mencionado, a casca é a pele se renovando, e o mesmo vale para o aspecto desbotado. Afinal, salienta a tatuadora, “O tecido está em transição de uma pele 'machucada' para uma pele regenerada/nova.

Há casos de tatuagens com aplicação de tinta preta que ficam verdes, e isso ocorre por conta da pigmentação da pele em contato com a tinta, e cabe ao tatuador reconhecer a melhor forma de cor para ser aplicada com um material de boa qualidade para que não ocorra nenhum problema no futuro.

Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.

O óleo de coco, de amêndoa ou cremes, como o Nivea, também são excelentes para manter a tatuagem sempre hidratada e com brilho, além de poderem ser usados todos os dias, durante e depois da cicatrização!

Evite ao máximo expor a tatuagem ao sol no primeiro mês, principalmente sem fator de proteção solar, quando este já estiver autorizado para uso. “Logo após a realização da tattoo, eu não recomendo o uso de nenhum produto a não ser um sabonete neutro e uma pomada cicatrizante por, pelo menos, 15 dias”, diz Bárbara.

“Como a tinta da tatuagem é depositada na derme, o uso de cremes hidratantes não causa nenhum impacto na coloração ou desbotamento da tatuagem, já que qualquer creme hidratante aplicado na superfície da pele alcança, no máximo, a epiderme.

O que fazer para tratar a tatuagem inflamada
No caso de uma bactéria, geralmente é indicada uma pomada antibiótica com bacitracina ou ácido fusídico, por exemplo. Já se for uma infecção por fungos, o médico pode indicar o uso de uma pomada antifúngica com cetoconazol, fluconazol ou itraconazol.

É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção” explica.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu. Por isso, fique atento aos sinais e procure ajuda de um dermatologista!

Aposte na hidratação da pele
Por exemplo, a aplicação de hidratante, além de favorecer o rejuvenescimento da pele, evita a descamação e ajuda a manter a tattoo mais evidente e bonita. Por isso, invista em ativos como pantenol, manteiga de karité e glicerina!

Principais riscos da tatuagem
Reação alérgica à tinta usada; Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes com relevo e inchaços; Contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS.