O que estraga o cabelo na piscina?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quando você entra na piscina, a tendência é que as células de queratina (que compõem a estrutura dos fios de cabelo) absorvam a água, o que deixa os fios “inchados”. Isso faz com que ocorram algumas aberturas na cutícula capilar, o que facilita a penetração do cloro. É nesse momento que o cloro no cabelo é “perigoso”.

Cuidados com o cabelo
Antes de entrar na piscina, utilize creme ou óleo. Produtos com substância como D-Pantenol, HydraSil, Bio Restore, Vitamina E, Aloe Vera podem ser nutritivos e hidratarem o cabelo. Além do banho, aplique água termal após o banho para acalmar e reestabelecer o pH.

5 dicas para manter o cabelo lindo na praia e piscina

  1. 1- Faça uma hidratação pré-praia e piscina.
  2. 2- Mantenha o cabelo protegido diariamente.
  3. 3- Umedeça as madeixas com água doce.
  4. 4- Controle o frizz com produtos adequados.
  5. 5- Evite pentear os fios molhados.
  6. Produtos recomendados.

O primeiro passo para recuperar os cabelos é apostar em uma limpeza profunda, para retirar o cloro da piscina, minerais etc. “A maioria dos shampoos de limpeza profunda retiram os resíduos. Mas, atenção, depois é necessário usar uma máscara e um condicionador hidratante, para deixar os fios macios”, explica Juha.

Não lavar o cabelo depois de um dia de praia e piscina é um crime contra a saúde capilar. Os cuidados redobram com o cabelo oleoso, que necessita de limpeza mais cuidadosa — sempre com xampus específicos, é claro.

Aposte em uma máscara capilar reconstrutora ou em um condicionador concentrado como o condicionador Acidic Bonding Concentrate, que foi desenvolvido para promover reparação e fortalecimento aos cabelos danificados.

Você deve escolher um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, e que ajude a retirar todas as impurezas, incluindo o cloro da piscina, o sal do mar e a areia que podem se acumular no couro cabeludo. O shampoo tem a função de remover a sujeira e preparar os fios para que eles possam receber os próximos produtos.

Use máscara para hidratar os fios
Independentemente do seu tipo de cabelo, utilizar uma máscara apropriada auxilia na reposição da água, que acaba se perdendo ao longo do dia, mantendo os fios saudáveis. Essa hidratação deve ser realizada no mínimo dois dias antes de curtir a praia ou piscina.

A melhor maneira de tirar o cloro dos fios e começar a tratá-los é um copo de leite! Isso mesmo! Molhe os cabelos no banho e aplique um ou mais copos de leite. Deixe descansar por 15 minutos e enxágue abundantemente.

6 dicas eficientes de cuidados com cabelo na natação

  1. Use duas toucas. Você leu direito e não é exagero! ...
  2. Aplique leave-in antes de entrar na água. ...
  3. Enxágue os fios, antes de mesmo de nadar. ...
  4. Troque seu shampoo. ...
  5. Não pule a etapa do condicionador. ...
  6. Hidrate, hidrate, hidrate.

Cloro resseca o fio
O aumento do ph faz com que as escamas da cutícula dos fios se abram. Por sua vez, escamas abertas deixam os fios mais suscetíveis ao ressecamento e a danos externos.

A água do mar tem muito sal e areia, que desidratam o fio, deixando-o mais frágil e embaraçado. Ao mesmo tempo, a piscina tem elementos químicos, como o cloro, que também danificam os cabelos.

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

Após o banho de piscina é fundamental lavar o cabelo com água doce. Para quem acabou mergulhando, a primeira decisão a ser tomada é lavar os fios imediatamente com água doce, para retirar todas as substâncias. "Uma dica essencial é lavar os fios antes mesmo que eles sequem.

Aplique um creme de pentear antes do cabelo entrar em contato com o cloro e reaplique sempre que necessário. A orientação é: saia da piscina, lave o cabelo em água corrente e reaplique o creme nos fios. Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos.

O excesso de cloro na piscina pode causar irritações, agravar alergias e acabar se tornando uma intoxicação severa. Os sintomas da intoxicação de cloro são: Irritação nos olhos e na pele. Náuseas e vômitos.

Quando você entra na piscina, a tendência é que as células de queratina (que compõem a estrutura dos fios de cabelo) absorvam a água, o que deixa os fios “inchados”. Isso faz com que ocorram algumas aberturas na cutícula capilar, o que facilita a penetração do cloro. É nesse momento que o cloro no cabelo é “perigoso”.

De acordo com Alê Crema, se o cabelo loiro estiver muito claro, as chances de ele esverdear em contato com o cloro são grandes. "Principalmente na primeira e segunda semana da descoloração, porque vai absorver o cloro mesmo. Depois de duas semanas, as cutículas do cabelo fecham", explicou o colorista.