Quanto tempo o álcool começa a fazer efeito?

Perguntado por: eresende7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A absorção do etanol ocorre através do estômago (local onde ocorre 20% de absorção) e intestino delgado (80%). A concentração no sangue máxima é atingida entre 30 e 90 minutos.

O álcool tem ação direta no sistema nervoso central. Ele age como um depressor das funções cerebrais, o que pode causar sensação de relaxamento. O tanto de bebida ingerida influencia a intensidade da tontura. Então, é por isso que acontece a sensação de estar mais calmo.

Uma pessoa com alta tolerância, por exemplo, consegue beber mais sem ficar ou parecer bêbada. O que pode ser um problema, já que “incentiva um maior consumo de álcool, contribuindo para a dependência e causando efeitos adversos à saúde”, diz a especialista.

Lembre-se: em média, o fígado demora cerca de uma hora para metabolizar o que chamamos de dose padrão – uma latinha de cerveja (330ml), uma taça de vinho (120 ml) ou uma dose de 30 a 40 ml de destilado. Assim, se o indivíduo toma uma cerveja, o fígado precisa de uma hora para metabolizar o álcool ingerido.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

O consumo tem que ser feito antes, para que haja o retardo da absorção do álcool em seu organismo. 6 - Comer um doce corta o efeito do álcool. A glicose auxilia na eliminação do álcool do organismo. Dê preferência aos alimentos ricos em açúcar natural, como as frutas.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

O Álcool para o nosso sistema nervoso central pode ter um um efeito bifasico, ou seja, primeiramente ele estimula e provoca uma desinibição e depois, dependendo a concentração, ele deprime o SNC o que pode causar essa sensação de angústia um tempo depois ou no dia seguinte.

Os alcoólatras graves podem ter delirium tremens quando param de beber. Delirium tremens é um conjunto de sintomas graves de abstinência de álcool que geralmente afetam pessoas com alcoolismo em estágio avançado. Esses sintomas podem incluir confusão, alucinações e tremores.

E você sabe dizer porque devemos “agitar” a caixinha antes de beber? Como o produto da caixinha contém muitas partículas sólidas em sua composição (polpas), a tendência destes é ficarem depositados no fundo da embalagem. O tradicional "agito" é necessário para misturar o suco e torná-lo mais homogeneo e saboroso.

O álcool não é absorvido bem por tecido gorduroso, então em mulheres a concentração de álcool no sangue acaba sendo maior, com efeitos mais fortes. Se você é homem, é mais provável que seja maior e tenha menos gordura corporal, então a mesma quantidade de álcool fica mais diluída.

Um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine deu base para a verdade universal que é só a bebida entrar, que a verdade sai. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando.

De modo bem prático, toda e qualquer cerveja dá ressaca, da mesma forma, que se você beber pouco, muito pouco, por exemplo, literalmente, só uma, não haverá ressaca. É um critério puramente matemático. Daí se depreende que o texto de hoje não é sério.

A primeira e principal orientação é: tenha calma. O ideal é começar a beber devagar para descobrir qual a tolerância do seu organismo ao álcool. Uma boa opção é iniciar o consumo com bebidas que tenham uma concentração menor de álcool, de forma moderada para a pessoa sentir como ela lida com essa substância.

Hidrate-se bem. Consumir bebidas alcoólicas enquanto desidratado diminui a sua tolerância, pois há menos água no sangue capaz de diluir a substância. Antes de consumir álcool, por exemplo, tome um copo de água para se hidratar melhor. Se possível, tome um copo de água entre drinques.

O whisky Bourbon é excepcionalmente alto em congêneres. Por outro lado, bebidas incoloras como vodca, gim e rum, contêm baixos níveis de congêneres. Na verdade, a vodca não contém quase nenhum congênere.

Se quiser ficar bêbado em menos tempo, opte por aquelas com porcentagens maiores. Cervejas com teores alcoólicos maiores costumam ter entre 15 e 18% de álcool e são produzidas por cervejarias menores, em vez de grandes empresas. Até cervejas com teores de álcool em torno de 11% podem ser intensas.