Quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito?

Perguntado por: einfante2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

O colágeno pode ser consumido diariamente, de preferência junto das refeições. Ele pode ser encontrado em forma de pó, com ou sem sabor, que deve ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas. Também está disponível em comprimidos e cápsulas.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o colágeno é um dos grandes responsáveis por manter a firmeza da pele. Isso acontece porque seus ligamentos atuam como uma espécie de adesivo entre as células, mantendo o tecido cutâneo unido.

O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia, mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas como almoço e jantar. A sugestão é ingerir antes de dormir ou no shot matinal, assim o organismo absorve melhor os nutrientes.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína.

A diferença predominante é a concentração de colágeno por porção, que é maior nas opções em pó. "No mercado existem suplementos à base de cápsulas ou em pó. As cápsulas são opções mais práticas, porém a concentração de proteína é menor. Quando o objetivo é a prevenção, a forma em cápsula é bem-vinda.

Existem enzimas que funcionam como “tesouras” que cortam as ligações entre estes aminoácidos, mas se o colágeno for suplementado como proteína inteira, dificilmente nossas enzimas conseguiram fazer todo o trabalho e a possibilidade dessa ingestão funcionar da maneira como gostaríamos é muito pequena.

A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo. Dessa forma, a suplementação auxilia num quadro global, mas não é eficiente quando queremos agir de maneira focada. Por isso, além da suplementação, o melhor é incluir na rotina também outros hábitos: Uso de filtro solar.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

2 meses

Como tomar o suplemento de colágeno
É importante seguir as orientações do médico ou nutricionista em relação ao tempo de uso, sendo normalmente indicado o uso por pelo menos 2 meses para que seja possível garantir os benefícios.

Sim, você pode, mas o alcool da cerveja pode interferir levemente na absorção do colágeno. Por isso, evite consumí-los em um mesmo momento, e mantenha bem a hidratação.

O estudo evidenciou que a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele, pois reduz rugas e melhora a elasticidade e a hidratação. Ainda, o resultado benéfico foi mantido por 4 semanas após o término do suplemento.

Segundo especialistas, o horário mais indicado para tomar colágeno hidrolisado é pela noite, logo após a última refeição do dia. De acordo com eles, os componentes têm melhor absorção pelo organismo durante esse período.

Vários estudos descreveram o mecanismo de absorção e distribuição de peptídeos de colágeno no organismo. Tem sido demonstrado que os peptídeos de colágeno podem atingir a pele, a cartilagem, os ossos e os músculos e permanecer nesses tecidos até 14 dias após uma única ingestão, segundo estudos recentes.