Quanto tempo o extrato fica disponível?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O extrato bancário é um documento que contém todas as informações sobre o movimento da sua conta bancária. Nos dias atuais, pode ser possível consultá-lo de forma impressa ou digital, através dos aplicativos dos bancos, nos quais se pode ter acesso ao extrato de dois, cinco, 30 dias ou, até mesmo, de meses anteriores.

VI - A microfilmagem será ultimada até um (1) ano após o resgate do cheque e obedecerá à ordem cronológica de dia, mês e ano, separado cada dia por chapa indicativa da data da liquidação.

Caso tenha importado um extrato bancário e não tenha feito nenhuma conciliação a partir dele, você poderá excluí-lo do sistema. Para isso, acesse o menu Finanças > Caixas e Bancos, escolha a conta bancária e clique em 'Conciliação'. Na tela de Conciliação Bancária, clique em 'Extratos importados' à direta da tela.

Extrato bancário é um documento que os bancos são obrigados a oferecer para seus clientes. Nele são listadas todas as movimentações financeiras que ocorreram em uma conta bancária em um determinado período de tempo. Ou seja, quanto dinheiro entrou, quanto saiu e outros detalhes sobre as transações.

Hoje em dia, obter o extrato bancário está muito mais fácil. Isso porque, além de poder retirar presencialmente no caixa da agência do seu banco, é possível emitir de forma digital em aplicativos ou internet banking. Algumas instituições também disponibilizam o extrato por ligação telefônica.

Como Conseguir Extrato Bancario Antigo Caixa

  1. Abra o aplicativo Caixa e faça login na sua conta bancária.
  2. Na tela inicial, clique em "Minha conta" e depois em "Conta".
  3. Em seguida, você verá a opção "Extrato por período". Clique nela.
  4. Defina a data de início e fim que deseja consultar e clique em "Continuar".

É direito do consumidor o acesso a informações e a documentos pertinentes à relação de consumo. A regra aplica-se também aos bancos, pois pelo Verbete nº 297 da Súmula de Jurisprudência Predominante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), “o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras”.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.

Banco do Brasil

  1. Entre no internet banking do Banco do Brasil e acesse com os dados da sua conta;
  2. No menu à esquerda, clique em Conta corrente;
  3. Sob Extrato, clique novamente em Conta corrente;
  4. Escolha o mês e clique no ícone de download, no canto superior direito;
  5. Selecione PDF (pdf) para gerar o extrato.

No caso de residências, é comum o arquivamento de imagens de cftv por 30 dias, por exemplo. Já quando falamos em empresas, em alguns estados, há legislações específicas para o armazenamento de imagens. No Rio de Janeiro, a lei 7.209/16 determina que os bancos do estado guardem imagens de segurança por dois anos.

até 30 anos

Hoje em dia, no Brasil, é necessário guardar documentos referentes aos trabalhadores por até 30 anos. Entretanto, existem outros de períodos mais curtos, como dois ou cinco anos.

Em geral, os prazos são de 5 anos, mas existem casos de documentos que podem chegar até a 30 anos.

Informo que esta funcionalidade ainda não está disponível, não é possível apagar o histórico de transações Pix, visto que ela está também em seu extrato de conta. Se precisar de algo mais ou se tiver alguma dúvida, volte a falar conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento.

Como ignorar uma transação no PicPay
No entanto, caso precise ocultar uma transação realizada em outra instituição, você tem a opção de ignorar a movimentação: Abra o seu controle financeiro; Clique na movimentação que deseja ocultar; Selecione a opção “Ignorar transação”.

Hoje, o que se vê, é o seguinte: em qualquer fiscalização o auditor da RFB solicita os extratos; se o contribuinte fornece, ok; se não fornece, o próprio fiscal solicita às instituições financeiras através de uma requisição de movimentação financeira (RMF).

Para comprovar transações
O extrato bancário serve como comprovante de transações realizadas. Ele fornece um registro oficial das atividades da conta, que pode ser usado para fins contábeis, declaração de impostos, auditorias, como comprovante de renda ou para resolver disputas relacionadas a pagamentos ou transações.

Clique em “Conta Corrente” e, em seguida, em “Extrato conta corrente”. Escolha a opção de tempo do extrato: últimos 7, 15 ou 30 dias. Caso queira definir um período específico, clique na opção “Período” e informe a data de início e fim da consulta. Pronto!

Acesse sua conta no Internet Banking do Itaú e clique em: Conta corrente > Consultar extrato por período. Selecione o período desejado e clique em: Continuar. Clique em Salvar em outros formatos.

Aplicativo Caixa

  1. faça login na conta bancária;
  2. na tela inicial, clique em “minha conta” e depois em “conta”;
  3. logo abaixo haverá a opção de “extrato por período”, então, é só definir a data de início e fim que deseja consultar e clicar em “continuar”.

Os extratos bancários (geralmente, solicitados dos últimos 3 a 6 meses) servem para comprovar movimentação bancária equivalente à renda mensal que a pessoa está informando. Os bancos calculam uma média de entrantes e de volume mensal movimentado, para determinar qual valor pode ser considerado como uma renda constante.

Conseguir 2ª via de pagamentos de boletos da Caixa é possível por meio do aplicativo para Android e iPhone (iOS). O correntista consegue visualizar os comprovantes de transações realizadas pela Internet, celular, caixa eletrônico ou no banco.