Quanto tempo pode sair com o bebê?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Embora o colo dos pais seja uma situação bastante confortável para o bebê e transmita uma falsa sensação de segurança, essa não é a melhor maneira de transportar o bebê.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês podem começar a frequentar piscinas e praias a partir dos 6 meses de vida. Esse primeiro semestre ainda compõe o desenvolvimento do corpinho do bebê e até mesmo o período de imunização completa através de vacinas.

Mas não se deve dá-lo para crianças com até 1 ano de idade, devido ao risco de contaminação por bactérias. O bebê ainda não desenvolveu totalmente seu sistema imunológico” alerta o pediatra Roberto Bittar.

Ao nascer, o recém-nascido não possui um sistema imunológico eficiente para combater infecções. Os estudos científicos provam isso. E dizem também que é arriscado expor o recém-nascido tão cedo às doenças na rua ou às pessoas doentes.

É por isso que muitos hospitais limitam as visitas aos recém-nascidos, especialmente no 7º dia. Existem várias razões pelas quais os bebês não devem receber visitas no 7º dia após o nascimento: De fato, os soluços são espasmos involuntários do diafragma, músculo responsável pela respiração.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

Caso essa região se solidifique antes do tempo considerado normal, entre os 3 e 4 meses, poderão aparecer dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê e o pediatra poderá indicar um procedimento cirúrgico para que o cérebro consiga crescer.

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com as moleiras do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

Mas, calma mamãe, esse post vai explicar o que não fazer no primeiro mês do bebê.

  • Colocar muitas roupinhas.
  • Estimular demais os sentidos do bebê
  • Forçar uma rotina ao recém-nascido.
  • Atenção para o local do sono.
  • Passeios em espaços fechados.

Ter um bebê que só dorme no colo é comum. Isso porque alguns bebês desenvolvem o hábito de dormir apenas no colo da mãe ou do pai desde recém-nascidos. O ideal seria, desde o início, acostumar o bebê a dormir sozinho, assim o infante não cria uma “dependência” e dorme sozinho sem despertar durante a madrugada.

O bebê de um mês: os primeiros dias de vida. Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Afinal, esse é o momento em que passamos a conhecer o nosso bebê. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase é algo bem complexo e novo.

Você também pode colocá-lo em pé em seu colo com a cabeça apoiada no peito, sendo uma posição bastante confortável para bebês menores. Lembre-se de sempre apoiar a coluna do bebê, mesmo que ele já tenha mais de 6 meses.

Não há problema em ajudar o bebê a se acalmar no colo, portanto, na hora de tirar uma soneca. O carrinho costuma ser usado com essa finalidade, lembra a consultora do sono Michele Melão. Dormir no colo é normal A necessidade de balanço e contato físico é natural para os bebês.

Tudo certo, desde que sejam as crianças que demandem ficar desse jeito, em pé, como deve ser o caso do seu filho. Ou seja, nada de forçar o movimento. Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira. Não faz mal para os ossos nem para o desenvolvimento.

Em maioria, a recomendação é a partir dos seis meses. Desse modo, os pequenos já receberam as vacinas do primeiro ciclo e, assim, estão menos suscetíveis a infecções. Por isso, na 4fit a partir dos seis meses já podem entrar na água. Dessa forma, a criança se desenvolve no meio líquido.

4 meses

Tabela do sono do bebê
a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia. No entanto, é importante destacar que há exceções, pois cada bebê é único. * Inclui cochilos da criança durante o dia.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que as crianças iniciem uma aula de natação a partir dos 6 meses de idade. Esse período é importante porque o ouvido do bebê já está desenvolvido por completo para impedir a entrada da água na região.

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

O maior problema é colocar a criança em contato com agentes infecciosos, já que, quando nascem, os bebês não estão com sua imunidade plenamente formada”, explica Cid. Por isso, locais muito fechados e com aglomerado de pessoas – ainda mais se forem pessoas infectadas com bactérias e vírus – devem ser evitados.

Nesse início, pode mamar cerca de dez vezes ao dia e dormir de 20 a 22 horas. A alimentação e o sono entram aos poucos na rotina. Acordado, o bebê parece estabanado e assustado em seus movimentos. Ele não os controla, são reflexos involuntários.