Quanto tempo preciso caminhar para perder um quilo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Prosseguindo, para perder 1 quilo, você precisa queimar o equivalente a 3.500 calorias. Ou seja, você precisa de quase nove horas de caminhada para perder 1 quilo. A maneira mais saudável de perder peso não é de uma vez só, mas aos poucos. Ou seja, algo em torno de 400 gramas por semana.

A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês.

"É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Mas quer saber quanto tempo de caminhada para emagrecer? Um treino acelerado de 30 minutos por dia já poderá produzir bons resultados na balança. Emagrecer caminhando também pode ser uma boa medida para quem não faz nenhum treino porque é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar.

Aposte na caminhada para perder um quilo por semana
Programe uma caminhada matinal por uma hora pela manhã e depois novamente à noite. Cada treino deve queimar aproximadamente 250 calorias.

Melhora a saúde
O hábito da caminhada pode trazer uma melhora na saúde, auxiliando em diversos pontos, como: perda de peso; diminuir a pressão arterial e o colesterol; reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Caminhadas são ótimas para prevenir doenças, principalmente as cardiovasculares, como a hipertensão. Caminhar previne obesidade e auxilia na melhoria dos níveis de colesterol e diabetes — além de estimular a atividade do pâncreas e do fígado, aumentando a produção de insulina e reduzindo os níveis de glicose.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

Quais as partes do corpo que a caminhada trabalha? Estamos falando de um exercício muito completo, pois a caminhada força o corpo todo a se movimentar. As pernas, os braços, os abdominais, as costas, o coração, o pulmão por conta da respiração, que é uma parte necessária.

O personal trainer Caio Signoretti afirma que “uma hora de caminhada pode queimar, aproximadamente, 300 calorias”. Sendo assim, quanto maior for o tempo que você passa caminhando, aumentando a potência dos passos, mais eficiente será esse gasto calórico e mais peso você conseguirá perder.

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

Isso acontece a partir de uma semana de jejum. O corpo fica com a imunidade muito baixa e a chance de contrair doenças é grande. Os sintomas de desnutrição aguda começam a aparecer também, tendo grandes chances de sofrer um infarto ou insuficiência cardíaca.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.