Quanto tempo se leva para ir de uma galáxia a outra?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Quanto tempo leva para atravessar a Via Láctea? Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

A Via Láctea é considerada uma galáxia de tamanho médio, tem por volta de 100 mil anos-luz de diâmetro e um halo (estrutura esférica que envolve o disco) ao seu redor que se estende por 800 mil anos-luz de distância.

Tem como sair da nossa galáxia? Estudar estrutura da Via Láctea apresenta um problema bem óbvio: não dá para sair dela e tirar uma foto de fora para dentro. … Outra razão é a imensidão da Via Láctea – a luz das estrelas do outro lado da galáxia leva mais de 50 mil anos para chegar à Terra.

Quantos anos-luz para sair da Via Láctea? A luz leva 100 mil anos para atravessar a Via Láctea.

Tem como ir para outra galáxia? A tecnologia requerida para a viagem entre galáxias está além da presente capacidade humana, e atualmente é objeto de especulação, hipótese e ficção científica. Entretanto, cientificamente falando, nada indica que a viagem intergaláctica seja impossível.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

Galáxias grandes tendem a absorver por completo as galáxias menores, separando-as e incorporando suas estrelas. Porém, quando as galáxias são semelhantes em tamanho, como duas galáxias espirais, a colisão entre elas tenderá a formar uma galáxia elíptica gigante, sem estrutura espiral discernível.

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

Dentro dele, no exato ponto central, existe o buraco negro supermassivo Sagittarius A* (cuja sigla é Sgr A*), com cerca de 4,31 milhões de vezes a massa do Sol.

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

4,603 × 10^9 anos

A mais próxima de nós é Canis Major Dwarf. Fica mais próxima de nós do que o próprio centro da Via Láctea. Trata-se de uma galáxia em rota de colisão com a nossa. Outra galáxia em colisão com a nossa é Sag dSph a 65 200 anos luz da Terra.

Apelidada de Earendel, que significa estrela da manhã em inglês antigo, a recordista está a mais de 13 bilhões de anos luz de distância. A luz de Earendel que nos chega hoje partiu há 12,9 bilhões de anos, quando o universo em si tinha menos de um bilhão de anos de idade!

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

A Via Láctea fica na borda do superaglomerado Laniakea - um conjunto que tem 500 milhões de anos-luz de diâmetro e massa de 100 milhões de bilhões de sóis. No total, 100 mil galáxias fazem parte dessa estrutura.

A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja… 2,5 x 9.460.800.000.000 km!

Nosso sistema solar está em um dos braços espirais da Via Láctea e está a aproximadamente 26 000 anos-luz do seu centro. A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão.

Em 1609, Galileo Galilei (1564-1642), ao apontar seu telescópio para a Via Láctea, descobriu que ela consistia de uma multitude de estrelas.

O par galáctico NGC 4567 e NGC 4568, também conhecido como as galáxias Butterfly, começaram a colidir à medida que a gravidade os aproxima. Em 500 milhões de anos, os dois sistemas cósmicos completarão sua fusão para formar uma única galáxia elíptica.

Exoplanetas são planetas fora do Sistema Solar. Astrônomos já encontraram outros exoplanetas e possíveis exoplanetas antes, quase todos a menos de cerca de 3.000 anos-luz da Terra. Contudo, essa foi a 1ª vez que um foi encontrado fora da nossa galáxia.