Quantos anos-luz o Hubble enxerga?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O Telescópio Espacial Hubble vislumbrou a estrela mais distante já observada, brilhando a 28 bilhões de anos-luz de distância. E a estrela pode ser entre 50 a 500 vezes mais massiva que o nosso Sol e milhões de vezes mais brilhante.

Sistema óptico
Opticamente o Hubble é um refletor tipo Cassegrain com um projeto Ritchey-Chrétien. Este projeto, com dois grandes espelhos hiperbólicos, é bom para fotografar um largo campo de vista, mas tem a desvantagem de ser de difícil construção.

O Hubble está há 31 anos em órbita. Vale destacar que o Hubble, lançado em 1990, precisa ter suas manutenções feitas de forma remota, o que leva muito mais tempo.

Já para a Próxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso planeta, fala-se que está a 4 anos-luz. Ou seja, a sua luz demora cerca de 1460 dias para cumprir o trajeto de 40 trilhões de quilômetros. Isto significa que, ao olharmos para o céu, o que vemos é um brilho que partiu dela há 4 anos atrás.

2030

A NASA estima que somente em meados de 2030 o Hubble voltará à Terra e parará de fato. E ao atravessar a atmosfera, ele se incendiará, deixando um belíssimo legado científico para trás.

O Hubble está a 600 km da superfície da Terra e possui período de revolução ao redor do planeta de aproximadamente 95 minutos.

Funcionando há 31 anos, o Telescópio Espacial Hubble parou de funcionar no último dia 13 de junho. Desde então, a Nasa tem feito várias tentativas para identificar e solucionar o problema, que a agência espacial norte-americana acredita estar no computador de carga útil do equipamento.

25. O Hubble tem histórico de problemas em seus 31 anos de operação, começando pelo fato de ter nascido míope, um defeito de escala microscópica no espelho fazia com que suas imagems ficassem borradas, o que foi resolvido com uma lente auxiliar.

O telescópio espacial Hubble fotografou a galáxia considerada a mais distante já observada, uma viagem no tempo de 13,2 bilhões de anos-luz, quando o nosso universo tinha apenas 480 milhões de anos, informou nesta quarta-feira a Nasa (agência espacial americana).

O fato de "ver" luz ultravioleta já torna o Hubble muito relevante para a astronomia, mesmo com o James Webb trabalhando a todo vapor. Por isso, as horas disponíveis para uso do "Hubbie" são muito disputadas entre os cientistas e, por consequência, o telescópio está sempre "olhando" para algum lugar.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: O Telescópio Espacial Hubble é o mais importante de todos os telescópios que já foram construídos no mundo. Isso porque ele fica no espaço, livre das interferências da atmosfera terrestre, o que permite que ele consiga imagens precisas de lugares distantes do universo.

A luz viaja extremamente rápido pelos padrãoes terrestres: a velocidade da luz é 300000 km/s, uma velocidade com a qual é possível dar 8 voltas em torno da Terra em apenas 1 segundo. Entrentanto, mesmo a luz leva um tempo considerável para viajar as vastas distâncias no espaço.

Então, se 1 ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros, quanto vale 2 anos-luz? 9.460.800.000.000 km * 2 km = 18.921.600.000.000 km, ou seja, dezoito trilhões, novecentos e vinte e um bilhões e seiscentos milhões de quilômetros.

Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.