Quem não enxerga letras pequenas?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Astigmatismo é um erro refrativo ocular caracterizada pela visão borrada ou dupla e dificuldade em ler letras pequenas de perto. Isso acontece em função de irregularidades na córnea e ou cristalino, que geram um efeito de distorção da imagem sobre a retina.

Em resumo, a presbiopia é um problema ocular que afeta as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade. Nesse momento, os objetos próximos começam a parecer desfocados. Para ver perfeitamente um livro que está tentando ler, poderá ter que esticar os braços para mais longe dos olhos.

Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

Os três tipos de astigmatismo mais comuns são: astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.

Como enxerga a pessoa com ambliopia? A percepção visual das pessoas com ambliopia é variável, já que há pessoas com ambliopia em um olho apenas e outras em ambos os olhos. Além disso, há ambliopias leves, nas quais a diferença entre os olhos é pequena e outras graves, nas quais a diferença é enorme.

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

Acuidade visual é a nitidez da visão e a capacidade de identificar forma e contorno de objetos, que varia de pessoa para pessoa e pode ser corrigida, muitas vezes, com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgias refrativas.

A letra “B” central da primeira linha corresponde a uma visão de 20/200. Uma pessoa que não consegue enxergá-la mesmo usando óculos, legalmente é considerada “cega”. As letras “Y” e “T” da também da primeira linha corresponde a uma visão de 20/100. A segunda linha 20/50.

Olho preguiçoso, ou ambliopia, é um desvio ou desalinhamento de um olho, geralmente causado por estrabismo ou ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia).

A grande causa da hipermetropia é quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana, que pode ser em decorrência de fatores genéticos. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina. Ela nada mais é que um erro de refração.

A presbiopia pode ser tratada e corrigida de três formas: uso de óculos de grau, lentes de contato ou realização de procedimento cirúrgico.

Quem tem hipermetropia tem uma visão fora de foco para tudo o que está mais próximo e com mais nitidez para o que está mais distante.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

As lentes de óculos que corrigem hipermetropia são do tipo convergentes. Ou seja, elas aproximam os raios de luz para o cristalino do olho a fim de convergir esses raios e fazer com que a imagem seja projetada na retina.