Quantos banhos pode dar em um bebê de 1 mês?

Perguntado por: acaldeira3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Durante o banho
Segure o bebê colocando uma mão na nuca e nos ombros e a outra no bumbum. Ele se sentirá tranquilo para entrar na banheira. Para manter o bebê seguro, mantenha-o perto de um dos lados da banheira, com o bumbum apoiado e a cabeça fora da água.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Os cuidados do banho frio para bebês são bem claros e até fáceis de fazer. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que eles só podem ser feitos à partir do 4º mês de vida do pequenino. E nunca o coloque na banheira em temperatura menor que a corporal – 36º a 38º C é o ideal.

A partir do primeiro dia de vida, caso não haja restrição médica, os bebês já podem tomar banho de sol. No caso dos bebês com icterícia, condição muito comum em recém-nascidos e que provoca cor amarelada na pele, o banho de sol é ainda mais importante. Outros benefícios: Aumenta a absorção de fósforo e cálcio.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir. Sendo assim, esse agradável momento de higienização também pode se tornar em um período para restauras as energias.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

Ao contrário do que alguns pensam, o bebê pode sim tomar banho de chuveiro desde o nascimento, e essa pode ser uma deliciosa experiência sensorial. O barulhinho da água caindo lembra o bebê do som do útero e o contato pele a pele com certeza vai deixá-lo muito confortável.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Mas, saiba que essa prática não é recomendada pela SBP, ou seja, é mito. Na verdade, colocar álcool na água do banho do bebê pode irritar a pele do RN, causar alergias e até mesmo uma intoxicação alcoólica, deixando-o hipoativo.

Em dias de inverno, evite banhar a criança nos períodos da manhã e da noite, pois são os momentos de temperatura mais baixa e, portanto, o impacto da baixa temperatura no corpo da criança será maior. "O ideal é que o banho seja realizado no começo ou no meio da tarde", indica a especialista.