Quantos banhos por dia os japoneses tomam?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

De acordo com uma pesquisa do Tokyo Gas Urban Life Research Institute, os japoneses tomam banho de banheira (“ofurô” ou “furô”) em média cinco a seis vezes por semana. Ou seja, praticamente todos os dias.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Já os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.

Na terra da Rainha Elizabeth, as pessoas costumam tomar um banho por dia ou nenhum, com média de seis por semana. Outro fato interessante: os britânicos tendem a utilizar a banheira com mais frequência do que os chuveiros.

Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.

Brasil é o país mais cheiroso do mundo.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

Manter um bom estado de hidratação e de saúde da pele é fundamental; Se assim for, não há nada contra o banho diário; Em casos específicos pode não ser recomendável.

Aos 80 anos de idade, Amou Haji acredita que “a limpeza traz doenças”. É por isso que ele não tomou nenhum banho nos últimos 60 anos. Ele vive em isolamento na aldeia Dejgah, na província sul iraniana de Fars.

Em seguida aos 1.2 milhão dos Estados Unidos, a maior concentração de brasileiros localiza-se no Paraguai (estimativas que vão de 200 a 400 mil), seguindo-se, em ordem sempre aproximativa, o Japão, Portugal (190.000) Reino Unido (150.000), Itália (120.000), Espanha (110.000) e outros.

1 – Islândia
Está se perguntando qual é o país mais limpo do mundo? A Islândia com certeza, está em primeiro lugar. Nesse território está contida a sociedade mais consciente e engajada quando o assunto é saúde e ecologia. É um país coberto com uma vegetação abundante e uma natureza espetacular.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Na história dos antigos egípcios, há mais ou menos 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e uma forma de purificar o espírito. Os antigos romanos transformaram o banho em um evento, construindo termas públicas onde todo mundo tinha o prazer de relaxar e conviver com os semelhantes.

Um estudo do Instituto de Opinião e Marketing da França - o Ifop - mostra que 25% dos franceses não tomam banho todos os dias. As práticas de higiene avaliadas não se limitam ao banho, mas também à lavagem diária das mãos. Segundo este relatório, menos de 30% as limpam depois de usar transportes coletivos.

Mas não se sabia exatamente quantas pessoas tomavam banho até três vezes, seguindo a tradição.

Europeu não toma banho
E não estamos falando de qualquer tentativa de camuflagem com perfume! Muitos tomam até dois banhos por dia no inverno rigoroso, com temperaturas negativas. Entretanto, é verdade que parte ainda não é tão adepta ao banho diário.

Tomar banho todos os dias e escovar os dentes após as refeições. Apesar de por aqui ser extremamente normal e higiênico tomar banho todo dia (algumas pessoas tomam até mais de uma vez por dia), este hábito é considerado exagero para os americanos.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Com banhos frequentes, a barreira de lipídios é afetada e a pele acaba ressecada e irritada, facilitando a entrada de microrganismos nocivos, como vírus. Além disso, ao ser lavada uma ou mais vezes por dia, a pele não tem tempo suficiente para produzir óleo natural, importante para a proteção do corpo.