Quantos cérebro tem uma minhoca?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

ONDE FICA O CÉREBRO DA MINHOCA Minhoca não tem cérebro. Como a maioria dos invertebrados, os anelídeos não possuem um órgão nervoso central, mas um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado de pequenos gânglios espalhados por diversas partes do corpo, principalmente o ventre.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais, um anel de nervos em torno da faringe, um cordão nervoso ventral, que se estende até o segmento anal, bem como um par de gânglios por segmento; São monoicas (hermafroditas) e apresentam fecundação cruzada.

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

O que substitui o cérebro e os animais descerebrados

  1. Estrelas-do-mar. Sem dúvida, as estrelas-do-mar (classe Asteroidea) são os animais sem cérebro mais famosos do oceano. ...
  2. Esponjas. ...
  3. Ouriços-do-mar. ...
  4. Anêmonas. ...
  5. Pepinos do mar.

Se as minhocas estão fugindo do minhocário é porque as condições de criação, como substrato, local do canteiro, alimentação, entre outras, não estão satisfatórias para elas.

Polvo. Ao invés de um ou dois corações, os polvos possuem três! Dois deles desempenham a mesma função, enquanto o último evoluiu por um motivo especial. O coração sistêmico do polvo faz o bombeamento de sangue ao redor de seu corpo, e os outros dois corações ramificais bombeiam sangue por meio de suas duas brânquias.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais.

Quanto uma minhoca come? Podemos dizer que, embora as minhocas demorem a consumir o alimento disponível, são vorazes, pois podem comer grandes quantidades de matéria. Neste sentido, uma minhoca é capaz de comer seu próprio peso em um período de 24 horas.

Quando chove e o solo fica encharcado, a respiração não se processa e as minhocas precisam subir à superfície para não morrerem afogadas. Sensíveis, elas também não resistem a climas quentes e secos e logo voltam a se enterrar.

O húmus de minhoca é um adubo orgânico formado a partir da transformação biológica de resíduos orgânicos. Quando aduba-se o solo com húmus, a terra fica mais porosa e mantém-se a água à disposição das plantas por mais tempo. O húmus é rico em matéria orgânica.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

Quantos corações tem a galinha? Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais. No entanto, essa é uma pergunta que surge com bastante frequência entre os que são fãs da iguaria.

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram. Conheça melhor o animal mais “alienígena” da Terra. Polvos não enxergam cor.

Golfinhos: a inteligência na água
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e conseqüentemente o poder de comunicar-se com outros seres humanos. O seu ciclo de vida é voltado para as suas necessidades e sobrevivência conforme o meio em que vive. Ele pode adaptar-se a diferentes lugares, pessoas e cultura.

Há espécie de minhocas, como a puladeira-havaiana (Amynthas gracilis), que direciona suas excretas também para o tubo digestivo para depois se desembocar com as fezes pelo ânus. Via de regra, as minhocas se livram da urina pela pele.

Além de produzir o húmus necessário para o crescimento das plantas, as minhocas, ao se movimentarem embaixo da terra, vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, o que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes.

Continuar lendo Faz mal comer minhoca?