Faz mal comer minhoca?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Resposta certa: sim.

Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

"A única pesquisa brasileira já feita sobre revelou que a farinha de minhoca tem 60% de proteína, todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, vitaminas A, D, E, e algumas do complexo B, além de ácidos graxos.

Resposta certa: sim.

Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas.

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

Portanto, inexistindo autorização ambiental para manejo de fauna, toda e qualquer atividade de envolvendo minhocuçus (vender, expor à venda, transportar, guardar, ter em cativeiro ou utilizar) deverá ser fiscalizada e enquadrada nos termos da Lei Federal Nº 9.605/98.

Morfologia externa. Na extremidade anterior, esses animais apresentam um prostômio e um peristômio, formando uma cabeça.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

A matéria orgânica que as minhocas comem é, na verdade, qualquer tipo de resíduo proveniente de um ser vivo. Porém, elas também aproveitam para consumir organismos como bactérias e fungos, responsáveis pelos primeiros estágios da decomposição.

A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos.

Cada minhoca tem entre dois e quinze pares de corações. O número é grande para permitir a distribuição do sangue por todo o corpo do animal, já que existem minhocas que chegam a quase 3 metros de comprimento.

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano.

Há espécie de minhocas, como a puladeira-havaiana (Amynthas gracilis), que direciona suas excretas também para o tubo digestivo para depois se desembocar com as fezes pelo ânus. Via de regra, as minhocas se livram da urina pela pele.

Se as pessoas ingerirem acidentalmente suas larvas, as bactérias e vírus, que estão presentes no corpo das moscas, e também em seus ovos e larvas, podem acabar transmitindo várias doenças. Algumas delas são cólera, disenteria, febre tifoide e miíase, que é a mais preocupante de todas.

O sistema digestório é completo: a boca está presente no primeiro segmento, e o ânus, no último. Apresentam também um papo, que armazena temporariamente o alimento, e uma moela, que o tritura.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

E aquela pergunta lá de cima, se as minhocas dormem? Bem, a resposta é sim, as minhocas dormem. Na verdade, elas não têm olhos para fechar quando estão adormecidas, mas entram em períodos de inatividade que podem ser comparados ao sono.