Quantos CV tem motor AT 1.0 8V?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Ano

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Potência máxima (cv / rpm)57 / 5.200
Torque máximo (kgfm / rpm)8,6 / 3.500
TRANSMISSÃO

Ele tinha 79 cv a 6500 rpm e 9,7 kgfm de torque a 4500 rpm, enquanto fazia de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atingia velocidade máxima de 168 km/h, mas com médias também ruins de consumo: 8,1 km/l na cidade.

No Brasil, essa família de propulsores chegou somente em 1997, já bastante evoluída e com o nome de AT (Alto Torque). Apesar de seguirem as mesmas diretrizes básicas, o motor AP era totalmente diferente do AT, que inicialmente estava disponível apenas na variação 1.0 e com cabeçote de oito e 16 válvulas.

Os pneus AT (All Terrain): todos os terrenos
Por outro lado, embora vá bem em asfalto e terra, ele é mais aplicado em perímetros urbanos. Mas, mesmo assim, suporta bem a terra.

De acordo com dados do Inmetro, os valores são: Gol 1.0: com gasolina, faz 13,3 km/l na cidade e 17,3 km/l na estrada; Gol 1.6: com gasolina, faz 12,3 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

O Gol MPI 2019 tem motor 1.0 e TotalFlex com 3 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, alcançando uma potência de 75 CV com gasolina e 82 com etanol e uma velocidade de 167 km.

110

As alterações no Gol 1.0 16v seguem a mesma linha do Up, porém, a tecnologia cobra seu preço e os ganhos no Gol são menores, gerando cerca de 110 cavalos medidos nas rodas, ou cerca de 132 cavalos no motor utilizando apenas um remapeamento de injeção.

Os motores 8V e 16V são muito bons, porém possuem funções diferentes. O motor com 8V possui maior potência em menores rotações, o que significa que em altas rotações ele fica com a potência menor. Enquanto o motor 16V tem maior potência em altas rotações, sendo muito indicado para o uso em rodovias.

Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor. Ou seja, gasta menos combustível do que o de 16 válvulas. Já o motor 16 válvulas é mais indicado pra quem pega a estradam com frequência.

O motor TSI da Volkswagen acaba de conquistar o Prêmio de Melhor Motor do Mundo. O prêmio, um dos mais prestigiados troféus do mundo dos fabricantes de motores, foi concedido por um júri internacional constituído por jornalistas especializados que examinaram motores divididos em 12 categorias.

O motor AP é um dos motores mais usados nos Brasil. Ele ficou caracterizado por ser de fácil manutenção e pelo custo baixo de peças quando se é preciso fazer a troca de algum componente.

O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013. Nesse período, equipou praticamente todos os modelos nacionais da marca - com exceção apenas do Fusca.

LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.

Batizado de AE-1000, o motor, criado a partir do AE-1600, que por sua vez era a evolução do CHT da Ford, superou o projeto original. Tinha 997 cm³, gerando 50 cv de potência a 5800 rpm e 7,3 kgfm de torque a 3500 rpm.

Para que o motor coubesse, o bloco teve que ser inclinado para a direita. Na frente, não sobrou espaço para o radiador, que foi colocado do lado direito do motor. Acontece que aqueles ainda eram tempos turbulentos para a Auto Union, que já estava com sua estabilidade financeira prejudicada.

Volkswagen Gol 1.0
Com essas credenciais ele consegue chegar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, com a velocidade máxima de 170 km/h. No consumo com o etanol, ele roda 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.