Quantos dedos de dilatação é necessário para o parto normal?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Através do exame de toque, o médico vai medir a dilatação do colo do útero. A dilatação ideal para o parto normal é de 10cm. A partir dos 4cm ou 5cm de dilatação começa a fase ativa (o final do trabalho de parto). Nessa fase, as contrações acontecem a cada 5 minutos e duram entre 30 e 40 segundos.

Quando a dilatação estiver completa, isto é, com 10 cm, pode começar a sentir uma pressão no ânus e vontade de fazer força, esta é devido à força exercida pela cabeça do bebé sobre os músculos da pelve, que dão a sensação de querer evacuar, se este for o caso avise a enfermeira pois o seu bebé pode estar quase a nascer ...

O colo do útero pode estar totalmente preparado e demorar semanas para o bebê nascer. Em alguns casos, pode dilatar de 4 a 6 cm, sem que a mulher esteja em trabalho de parto. Pode permanecer assim por dias, até que o bebê dê o estímulo inicial para que as contrações do trabalho de parto comecem a agir.

Fases do trabalho de parto

  • 1ª fase: dilatação.
  • 2ª fase: expulsão.
  • 4ª fase: Greenberg.

Quando a dilatação chegar a 10 cm, é hora de fazer força em sincronia com as contrações. A partir daí, alguns médicos consideram que o prazo máximo seguro para o nascimento seja de 40 minutos, enquanto outros esperam até duas horas.

Sinais de que o trabalho de parto está perto

  • Ruptura das membranas (bolsa amniótica) Você também pode ter ouvido isso sendo chamado de "a bolsa estourou". ...
  • Tampão mucoso. Nem todas as mulheres notam essa secreção, em algumas, as contrações começam antes de o tampão mucoso ser secretado.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

Dores no corpo
A gestante sente uma dor constante na parte inferior das costas ou no abdome, ficando mais forte conforme aumenta a dilatação.

Meninos ficam mais tempo no útero, afirmam estudiosos suecos. Segundo a pesquisa, os meninos são mais propensos a esticar sua estada no útero do que as meninas, mas as razões para que os bebês do sexo masculino demorem mais a nascer ainda não foram identificadas.

Segundo a nutricionista Michelle Ferreira, além das tâmaras, o abacaxi também é uma das frutas mais capazes de induzir o parto.

Ao levantar, caminhar, agachar, a gestante expande a sua bacia, aliviando as dores e estimulando o bebê a nascer. É recomendado também o uso de bolas de Pilates. Elas ajudam a mulher a testar diferentes posições, além de promover relaxamento e diminuição das dores.

A água é uma grande aliada das mulheres durante o trabalho de parto, pois diminui as dores. A água morna, por volta dos 37º graus, proporciona relaxamento muscular, que ajuda a atenuar as contrações e acelera o nascimento do bebê.

  • 1 - Pródomos: São contrações muito irregulares e que geralmente não trazem muito desconforto e dor. ...
  • 2 - Fase Latente: Trabalho de parto começando de verdade! ...
  • 3 - Fase Ativa: Hora de chamar a assistência ou ir para a maternidade. ...
  • 4 - Fase de transição: ...
  • 5 - Expulsivo: ...
  • 6 - Dequitação da placenta:

O trabalho de parto pode durar em média de 8 a 12 horas. Como o medo e o estresse podem prolongar esse período, tranquilidade e confiança são fundamentais. Não é fácil, até mesmo pela ansiedade, mas a gestante não deve se apavorar ao sentir os primeiros sintomas.

As dores da contração se assemelham com cólicas mestruais. A dor geralmente se localiza nas costas, na região da lombar, e se estende até a barriga. Inicialmente, o tempo de contração acontece em intervalos entre 30 e 20 minutos.

Parto normal dói mais que a cesariana
Como se trata de uma cirurgia de grande dimensão, com uma incisão realizada no abdome, a dor perdura por um tempo indeterminado e exatamente no momento em que as mulheres deveriam estar mais “inteiras” para lidar com a criança, consigo e com a amamentação.