Faz-se necessário ou se faz necessário?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

1 torna-se, é, fica. Exemplo: Faz-se necessário refletir sobre a atual sociedade de consumo.

Diz-se de alguma coisa de que se necessita, se precisa, sem a qual não é possível ficar; que é indispensável ou imprescindível; de que não se pode abdicar; 2.

Fazem-se concertos (plural). Faz-se concerto (singular).

1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

18) De modo objetivo, responde-se à indagação do leitor: a única forma correta de dizer no plural o exemplo por ele proposto é "Não se fazem cidades inteligentes sem administradores inteligentes"; é errado em português, portanto, dizer e escrever "Não se faz cidades inteligentes sem administradores inteligentes".

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

5 sinônimos de fazer-se para 4 sentidos da palavra fazer-se:

  1. Aparentar: 1 afetar, tornar-se.
  2. Tornar-se: 2 ficar.
  3. Estar: 3 ser.
  4. Estabelecer-se: 4 estabelecer.
  5. A palavra fazer-se aparece também nas seguintes entradas: deixar, tornar, sair.

O que é Far-se-á:
Deve ser feito.

1. Se fazer. 1. Pessoa que se comporta de determinada forma, tanto para chamar atenção e fazer outras pessoas se comoverem.

Concordância com determinação do substantivo
Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias. Exemplos com determinação do substantivo: É necessária a comparência de todos os intervenientes.

1 indispensáveis, imprescindíveis, fundamentais, essenciais, básicos, vitais, primordiais, cruciais, capitais, basilares, precisos, inescusáveis, integrantes.