Quantos dias após a cesárea pode lavar o cabelo?

Perguntado por: arebelo9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

O ideal é aguardar no mínimo 15 dias após a retirada da faixa (mínimo de 30 dias após a cirurgia).

Intestino: Após o parto o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases. Esse acúmulo é intensificado caso a via de parto tenha sido cesárea, pois além das alterações hormonais, há o trauma da cirurgia propiciando uma lentidão acentuada do trânsito intestinal.

Fazer exercícios leves
A partir do segundo dia após o parto, já se recomenda fazer caminhadas leves por 5 minutos diários para ajudar na recuperação. Cerca de 6 semanas após a cesárea já é possível fazer atividade física leve e sem impacto, como caminhadas mais longas, desde que seja liberado pelo médico.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Especialistas dizem que não há nenhuma necessidade de fazer a depilação antes do parto. Mas se a gestante quiser, pode sim se depilar como de costume. É importante ressaltar que o excesso de pelos não atrapalha em nada o nascimento do bebê, independente se for normal ou cesárea.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

O inchaço no pós parto deve durar até 8 dias, reduzindo dia após dia. Caso o inchaço esteja mais presente ou dure mais tempo, deve procurar ajuda médica, porque pode ser preciso avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração importante no coração, rins ou fígado.

A incisão da cesárea, que tem cerca de dez centímetros, tende a cicatrizar depois de duas semanas, em média. Nesse período, é melhor pegar leve com atividades corriqueiras, como subir escadas ou levantar-se sem apoio.

"Toda cicatriz de pele no corpo atinge a capacidade máxima de resistência dela com 3 semanas", completa Alexandre. Mesmo quando a pele parece estar totalmente cicatrizada, a atenção precisa continuar. É importante observar se há secreção de pus, vermelhidão, inchaço excessivo, calor no local ou abertura da pele.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

Não. Esse tipo de tratamento também contém substâncias tóxicas que fazem mal. Na amamentação é melhor evitar, mas a mulher deve conversar o com o médico que a acompanha antes de fazer qualquer coisa.

Causas da Inflamação dos Pontos da Cesárea
Proliferação de bactérias no local: normalmente, um ou outro ponto pode inflamar porque não está sendo bem cuidado, por exemplo, ficando úmido. Com isso, a inflamação aparece isoladamente ou mesmo em todo corte da cirurgia.

A cinta pós-parto pode ser usada imediatamente após o parto natural ou cesárea, durante todo o dia e noite, sem necessidade de retirá-la para dormir.

- Drenagem linfática: uma massagem suave pode ser feita assim que a mulher sai da maternidade. Ela estimula o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas e redução do inchaço. “Mas evite movimentos sobre o útero nos primeiros dias” - diz Apolonia.

Higienização dos pontos da cesárea
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.

A dor na barriga após a cesárea é algo normal de acontecer. Afinal são 7 camadas de tecidos lesionados para retirar o bebê. Porém, a dor é algo relativo. Ela pode variar de intensidade dependendo do organismo.