Quantos dias de atestado para dor nas costas?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

De acordo com a startup, é a sexta vez consecutiva que a dor nas costas lidera as causas de afastamentos. Uma mudança, porém, é no tempo de afastamento: cresceu três vezes e atingiu, em média, entre 10 e 11 dias de licença.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Para justificar falta por motivo de saúde, com atestado até de 3 dias, você pode abrir um Processo SEI e encaminhá-lo à Coordenadoria de Saúde e Assistência (CSA). A CSA encaminhará sua solicitação à CARF. Nesse caso, você conseguirá acompanhar o andamento do seu processo.

3 no atestado médico. O CID Z76. 3 deve ser incluído no atestado médico caso o acompanhante de um paciente solicite o documento. Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Assoe o nariz algumas vezes e tussa suavemente. Não é preciso exagerar nem agir como um mártir. Não mencione a doença; deixe as pessoas perguntarem como você está se sentindo. No dia D, ligue para o patrão informando que não vai trabalhar; demonstre arrependimento, mas não exagere.

A presença de dois sintomas já pode ser considerada como caso suspeito. Os sintomas são: dor de cabeça, dor ou irritação na garganta, febre, dor no corpo, tosse, espirros, coriza, fadiga, obstrução nasal.

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

Quando Começa a Contar os Dias de Afastamento? A partir da data da emissão do atestado. Inclusive se o atendimento médico ocorrer após o expediente! Se isso acontecer a empresa pode, se quiser, contar o dia seguinte como o primeiro dia de afastamento.

Estar "apenas cansado" não é motivo para se afastar do trabalho, mas muitas vezes o cansaço pode estar relacionado com algumas patologias como depressão, estresse... por isso, vale a pena procurar ajuda. Olá, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um especialista da área clínica para fazer alguns exames!

Segundo o coordenador da UPA, Fernando Garcia, os médicos só dão atestado quando, realmente necessário. Caso contrário, é emitida uma declaração de comparecimento. A maioria dos pacientes atendidos na unidade, de acordo com o coordenador, não está em situação de urgência e emergência.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

Qual o limite de atestado por mês? Segundo o artigo 473 da CLT, não existem limites para atestados médicos, sejam eles apresentados mensalmente ou anualmente.