Quantos dias depois de tomar o anticoncepcional injetável posso ter relação?

Perguntado por: izaganelli7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

É um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas.

Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1. Claro que quem toma religiosamente em dia e tem condições normais de saúde não engravida com anticoncepcional.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

A injeção anticoncepcional que é aplicada mensalmente possui a combinação dos hormônios progesterona, responsável por inibir a ovulação, e o estrogênio, que estabiliza o endométrio. Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação.

Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.

Que Dia Devo Tomar a Injeção Anticoncepcional? A primeira vez que vai ser tomada a injeção de anticoncepcional deve ser aplicada no primeiro dia da menstruação, no máximo até o 5º dia do início menstrual, assim como todos os outros métodos contraceptivos.

Segundo a coordenadora, as chances de uma mulher engravidar mesmo usando um método anticoncepcional injetável são de 0,3%.

Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Como explicado ao longo do texto, existe sim a chance de engravidar tomando anticoncepcional. Contudo, ela é de apenas 1%, especialmente nas situações em que o remédio é utilizado de forma adequada. Por isso, se o seu objetivo é iniciar uma gestação, o mais indicado é interromper o uso das pílulas.

É possível engravidar em qualquer momento do mês.
O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis. Depois que o óvulo se for (normalmente um dia após a ovulação), você não poderá engravidar até depois que o próximo ciclo menstrual inicie.

É comum que as mulheres tenham medo de engravidar mesmo tomando anticoncepcional. Para muitas delas, a menstruação representa o alívio de que não há gravidez indesejada. Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

Os injetáveis mensais: Podem interromper a menstruação, mas isso não é algo prejudicial. É semelhante a não ficar menstruada durante a gravidez. O sangue não está se acumulando dentro da mulher.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível! Sempre faça uma leve pressão no local para estancar o sangramento (cerca de 30 segundos é suficiente)). Por outro lado, não se deve massagear o local.