Quantos dias pode atrasar pra tomar injeção anticoncepcional?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Se houver atraso de até 15 dias da data da injeção (independente da ocorrência de relação sexual) Se houver atraso superior a 15 dias, encaminhar para o enfermeiro(a). última relação sexual. Nesse período deverá manter abstinência sexual ou uso de preservativo.

A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

É importante voltar a cada 4 semanas para maior eficácia. A injeção pode ser adiantada ou atrasada em até 7 dias.

Um simples atraso de 3 horas é suficiente para a pílula perder o seu efeito.

Tomar anticoncepcional na gravidez pode prejudicar o bebê e aumentar os riscos na gestação, que poderão ocasionar complicações sérias para a mãe. Portanto, a partir do momento em que você se der conta de que está grávida, descontinue o consumo da pílula anticoncepcional.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Esqueci a pílula na 3ª semana
“Quanto mais próximo o esquecimento foi da pausa sem pílula, maior seria a possibilidade de falha da pílula”, considera o especialista. Portanto, se houver esquecimento nessa fase, o ideal é sempre usar um outro método contraceptivo.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Mulheres que pretendem engravidar após o uso de contraceptivos injetáveis devem saber que pode levar de 3 a 6 ciclos ou até um ano para que o ciclo menstrual se regularize. Algumas mulheres ficam até 4 meses sem menstruar após deixar de tomar o medicamento e é normal que isso aconteça.

Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e consultor do Tarja Rosa, que explicou que a pausa do anticoncepcional – entre uma cartela e outra – não aumenta os riscos de gravidez pois a ação do medicamento não para neste período. É claro que isso é válido para quando a pílula é tomada da forma correta.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

Se ocorrer um intervalo entre as aplicações maior que 33 dias, não se pode contar, a partir desta data, com o grau necessário de segurança contraceptiva, e um método contraceptivo adicional deverá ser utilizado.

Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias. Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela.