Quantos dias dura a gala do galo na galinha?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

15 dias

“Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário.

As matrizes pesadas apresentam um declínio da fertilidade a partir de 40 semanas de idade.

Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz.

Uma vez por dia, em intervalos de 24 a 26 horas. A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo.

Para diferenciar se um ovo está fértil ou não, você só precisa observar o seu interior. Se sua gema estiver aparecendo por inteira, ele está infértil, do contrário, você só consegue enxergar alguns veios de sangue.

Os pintos vão nascer após 21 dias de choco. Neste dia, o ninho deve ser coberto, evitando que a galinha saia.

Quando a fecundação acontece, dizemos que o ovo foi galado. Depois que a galinha bota o ovo, já fecundado, ele precisa ser chocado para que o pintinho cresça. O choco é o período em que a galinha fica no ninho deixando todos quentinhos.

Os galos Índio Gigante da Baia Ouro são excelentes para formação de reprodutores para cruzamento com galinhas da raça Índio Gigante. É ideal também para cruzamento com galinhas caipiras. É uma ave forte, robusta e com alto padrão genético.

Apesar da queda na fertilidade ser um problema relacionado a ambos os sexos, acredita-se que a participação do galo é mais significativa, pois é possível manter a fertilidade elevada através de inseminação artificial ou, até mesmo, pela substituição de machos velhos por galos mais jovens em lotes comerciais.

Como a galinha coloca ovos? Não, a galinha não precisa do galo para botar ovos! Para as aves dessa espécie, botar ovos é uma atividade fisiológica. Isso significa que é uma condição natural do organismo desses animais.

Não há problemas sanitários envolvendo o ovo galado, confirma. A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente. Descarte Para as granjas que criam aves para corte, o ovo galado é na verdade um descarte.

Se o ovo não é fertilizado, ele sairá assim mesmo. O processo é de alguma forma biologicamente semelhante à menstruação feminina. Isso acontece porque as galinhas já nascem com os óvulos que futuramente originarão os ovos. O principal estímulo para a postura de ovos é a exposição à luz.

Apesar da aparência esquisita, não é um cordão umbilical nem nada do gênero. Existe uma chalaza de cada lado da gema. Elas ficam presas às paredes internas do ovo, e juntas servem como cordas que mantêm a gema bem no centro da estrutura.

O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado.

É tudo uma questão de equilíbrio. Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair.

Efetivamente, essas aves botam diariamente, mas somente quando estão em cativeiro. Essa possibilidade não depende da presença do macho, mas do ciclo hormonal da fêmea.