Quantos filhos a Marquesa de Santos teve com dom Pedro?

Perguntado por: dlopes6 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Do relacionamento com d. Pedro I, Domitila teve cinco filhos, sobrevivendo apenas duas meninas: Isabel Maria (1824-1898), reconhecida pelo imperador e feita Duquesa de Goiás, e Maria Isabel (1830-1896), condessa de Iguaçu por casamento.

Do casamento de Leopoldina com d. Pedro, nasceram sete filhos, dos quais o mais importante foi Pedro de Alcântara, coroado imperador do Brasil em 1840, tornando-se d. Pedro II.

Pedro I teve filhos com pelo menos 20 mulheres diferentes ao longo de seus 36 anos de vida. Com suas duas esposas, D. Maria Leopoldina e D. Amélia, foram 9 filhos, sendo que apenas 4 viveram o suficiente para dar netos a D.

Já o corpo está no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo, há anos. Dom Pedro I sofria de tuberculose e, após a sua morte, teve o coração retirado do seu corpo e colocado em uma urna na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto.

Pedro de Alcântara casou-se com Leopoldina da Áustria em 13 de maio de 1817. Sua esposa era filha do imperador austríaco Francisco I, e o casamento dos dois visava a assegurar um acordo muito importante tanto para Portugal quanto para a Áustria.

A vida pessoal de D. Pedro I foi tão agitada quanto o seu reinado. Ele se casou duas vezes e ficou conhecido por ser extremamente infiel e ter uma vida sexual bastante ativa.

A primeira imperatriz brasileira viveu pouco, morrendo em 1826 e, em nove anos na corte, engravidou nove vezes. Mas seu papel na história do Brasil vai muito além de ser apenas a esposa de Dom Pedro I.

O 9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal. Ele, então, disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.”

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Leopoldina

Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. Por seu casamento com D. Pedro, foi a primeira imperatriz do Brasil e, por dois meses, rainha de Portugal.

  • Isabel, Princesa Imperial do Brasil
  • Leopoldina de Bragança
  • Afonso Pedro de Bragança
  • Pedro Afonso de Bragança
  • Rafael Tobias de Aguiar (de 1842 a 1857)
  • Felício Pinto Coelho de Mendonça (de 1813 a 1824)

Foram eles Dom Afonso, que morreu em 1847, aos 2 anos, após ter convulsões enquanto brincava na biblioteca do palácio. Depois, outro menino, Pedro Afonso, morreria na manhã do dia 9 de janeiro de 1850.

Finalmente, no dia 12 de outubro de 1826, ela foi elevada à “Marquesa de Santos”. Segundo alguns pesquisadores, sem nunca ter morado em Santos, o título foi dado na tentativa de ofender os irmãos Andrada, nascidos em Santos, com os quais o imperador havia se desentendido.

Como comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, o coração de Dom Pedro I está temporariamente em exposição no país. O órgão foi trazido de Portugal, onde estava preservado, por um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.