Porque Domitila se tornou Marquesa de Santos?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Ela se tornou primeira-dama da imperatriz, algo encarado como uma grande humilhação por d. Leopoldina, uma vez que a amante de seu marido conquistava um ofício tão importante. Em 1825, Domitila recebeu o título de viscondessa de Santos, e no ano seguinte, tornou-se marquesa de Santos.

Marquesa de Santos (Domitila de Castro Canto e Melo) (1797-1867) foi uma aristocrata brasileira e amante de Dom Pedro I. Exerceu Grande influência no governo do primeiro reinado. A Marquesa de Santos nasceu em São Paulo, no dia 27 de dezembro de 1797.

Nascida na cidade de São Paulo em 27 de dezembro de 1797, Domitila de Castro do Canto e Melo, Titília para os familiares e amigos, era a sétima e penúltima filha do casal João de Castro Canto e Melo, militar açoriano, e Escolástica Bonifácia de Toledo Ribas.

Marquês (no feminino: marquesa) é um título nobiliárquico da nobreza europeia, que foi depois utilizado também em outras monarquias originárias do mundo ocidental, como o Império do Brasil. O título, de origem germânica (Markgraf), possui variantes em diversas culturas da Europa.

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

Mário Zan

Família de Mário Zan mantém túmulo da marquesa
Mas, com certeza, estará entre os mais limpos e arrumados. O mérito é da família do acordeonista Mário Zan (1920-2006), que paga mensalmente a manutenção do jazigo, confirma a cantora Mariangela Zan, dando continuidade à vontade do pai.

Na novela, Dom Pedro decide ficar com Leopoldina e expulsa Domitila da cidade, indicando que eles não voltaram mais a ficar juntos. No entanto, na realidade, o imperador e a marquesa continuaram juntos durante anos após a morte de Leopoldina e o affair terminou por pressão política.

  • Isabel Maria de Alcântara, Duquesa de Goiás
  • Maria Isabel de Alcântara, Condessa de Iguaçu
  • Pedro de Alcântara Brasileiro
  • Heitor de Aguiar e Castro
  • Antônio Francisco de Aguiar e Castro
  • Brasílico de Aguiar e Castro

É um nome de origem latina que significa "dona de casa". domitila de Castro também ficou conhecida como a Marquesa de Santos.

Dom Pedro I

Entenda os motivos que levaram Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil. A Independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822. Independência ou Morte, por Pedro Américo, óleo sobre tela, 1888.

O túmulo do Marquesa
Domitila foi sepultada no Cemitério da Consolação, em São Paulo, onde permanecem seus restos mortais até os dias hoje. Estranhamente, porém, a mulher é vista como santa para algumas pessoas, que visitam seu túmulo em busca de milagres.

  • Rafael Tobias de Aguiar (de 1842 a 1857)
  • Felício Pinto Coelho de Mendonça (de 1813 a 1824)

Marquês/Marquesa
É o segundo título mais importante na realeza e considerado um homem/mulher de alta confiança do rei para a administração de algum território. No passado, pessoas com esse título tinham poder civil e militar na região onde comandavam.

Significado de marquesão: Habitante das ilhas Marquesas, arquipélado localizado no oceano Pacífi...

marquesa - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularmarquesamarquesa
Pluralmarquesasmarquesas