Quantos filhos Nanã teve?

Perguntado por: agil . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

São filhos de Nanã os Orixás Iroko, Osanyin, Yewá, Omolu, Obaluaiê e Oxumaré.

Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças lilás e brancas e ofereça-lhe feijão roxinho cozido com taioba. Seus números para sorte: 2 e 13.

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.

Coruja

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Isso acontece porque o mais antigo dos orixás também é a protetora dos doentes, desabrigados, deficientes e idosos. Com isso, a reza de Nanã é conhecida como uma brisa de calmaria depois da tempestade ou, até mesmo, como o abrigo para se proteger da tempestade.

Nanã quando se manifesta em seus filhos carrega o Ibiri na mão direita ou o coloca sobre as duas mãos, imitando o movimento de ninar uma criança. Este cetro é a representação mais importante de Nanã. Segundo um de seus mitos de fundamento, Ela nasceu com ele, ele não lhe foi dado por ninguém.

As cores de Nanã são o roxo, lilás e branco, suas velas são geralmente roxas. Assim como as flores, que ela adora receber. Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé.

Os pretos velhos ligados a Orixá Nanã Buruque são mais raros e demonstram ter a idade mais avançada. São especialistas em conselhos sobre moral e karma. Atuam também ao lado de Iansã – Oyá e Orixá Obaluaiê, conduzindo eguns (espíritos desencarnados). Falam rígido, com seriedade, sabedoria e muito respeito.

CABOCLAS DE NANÃ
Assucena, Inaíra, Juçanã, Janira, Juraci, Luana, Muiraquitan, Sumarajé, Xista, Paraguassú, etc.

26 de julho

O 26 de julho é também celebrado pelas tradições religiosas afro-brasileiras como o dia de Nanã Buruquê, orixá da sabedoria, das águas paradas e regente do portal entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Nanã também é considerada uma avó e, na umbanda, é sincretizada com Santa Ana.

Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.

Mario revela que é o pai do filho de Nana.

Ela serve também para aquelas pessoas que estão com dificuldade para engravidar: é só arriar essa comida. Essa Santa é a protetora dos navegantes e é mãe das águas salgadas. Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força.

As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar os seus afazeres; gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Ainda como divindade da criação, Nanã está associada à ideia de maternidade e dan- ça, embalando em seus bra- ços uma criança, representada pelo ibirí (espécie de cetro com a ponta curva, confeccionado com palha da costa e búzios) que ela segura na mão direita.

NANÃ BURUQUÊ - Lilás; OBALUAIÊ/OMULU - (LINHA DAS ALMAS) - Branca ou branca/preta; EXU E POMBA GIRA - Vermelha ou preta; Sempre lembrando que muitos TERREIROS (centros), preferem o uso da VELA BRANCA pela praticidade.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Obaluaê nasceu com varíola e seu corpo era completamente mal formado. Nanã não suportou a ideia de ter dado a luz a um bebê daquela maneira, e sem saber o que fazer com ele, abandonou-o à beira mar, para que a maré cheia o levasse.

Nana, de 42 anos, e Tiririca, de 55, têm 13 anos de diferença entre eles. Os dois começaram a namorar quando Nana tinha 19 anos. Os dois se conheceram depois do sucesso dele com Florentina.

Babalaô Ronaldo Linares

Pai Benedito de Aruanda é o Preto-Velho Guia-Chefe dos trabalhos Espirituais do Babalaô Ronaldo Linares.