Quem é Nanã no espiritismo?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.

De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.

Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.

Nanã resguarda a memória ancestral e é, por excelência, uma grande mãe, a anciã que possui o conhecimento e zela pela existência tal qual uma grande matriarca. Em algumas regiões da África o seu nome é empregado para se referir a pessoas idosas e respeitosas, que resguardam grande sabedoria.

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos. Apesar de ser associada à imagem de mãe, Nanã prefere se relacionar mais com os idosos, como uma vovó. Além disso, é mais comum encontrar mulheres filhas de Nanã do que homens.

É o orixá dos pântanos, da chuva, da lama, da água parada. É normalmente visualizada como uma mulher idosa. Segundo a lenda, ela teve um filho com Oxalá, porém como o filho, Omolu, era deformado, ela o abandonou num pântano. Como castigo, Oxalá determinou que Nanã viveria para sempre no pântano.

A figura de Nanã traz nas mãos o chamado Ebiri, que representa o poder que ela tem de cuidar das almas que renascem. Os elementos da oferenda, e o pano estendido no altar para louvar a orixá, são das cores roxa e lilás, que representam a energia.

Morreu nesta quarta-feira, 9 de março, o percussionista Naná Vasconcelos, aos 71 anos, vítima de um câncer no pulmão. O músico pernambucano estava internado na UTI desde a semana passada em um hospital do Recife, onde sofreu por volta de 8h uma parada respiratória após complicações da doença.

No dia 22/07, a TUNGRA vai fazer um xirê em homenagem a mais velha dos orixás, Nanã, a senhora das águas paradas. A data de celebração à Nanã é no dia 26 de julho devido ao sincretismo com Nossa Senhora Sant'ana, saudada nesta data.

As cores de Nanã são o roxo, lilás e branco, suas velas são geralmente roxas. Assim como as flores, que ela adora receber. Suas oferendas são batata doce, jabuticaba, ameixa e vinho licoroso rosé.

A Nanã recebe suas oferendas no sábado.

Os filhos de Nanã costumam ser de baixa estatura e viver muitos anos. É comum se tornarem idosos que se aproximam dos 100 anos, com seu jeito calmo e lento. Possuem grande poder de perdoar, por isso não guardam rancores e vivem despreocupadamente. Agem com benevolência, dignidade e gentileza até o fim da vida.

Seus números para sorte: 3, 4 e 9. Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama.

Nanã. Cozinhe o milho de canjica com o leite de coco. Coloque na tigela e regue com mel fazendo uma espiral do centro para fora.

Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.

Sebastiana Gouvêa Moraes (Jataí, 3 de maio de 1975), mais conhecida como Nana Gouvêa, é uma atriz e ex-modelo brasileira naturalizada estadunidense.

As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar os seus afazeres; gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.