Quantos graus chega uma turbina?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
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O rotor de um turbocompressor pode girar a até 200.000 rpm e sua temperatura pode chegar aos 1000°C em carros de alto desempenho.

Aquecimento anormal até que não, mas pode ser perigoso porque dependendo da quantidade de óleo que a turbina tá mandando pode fazer o motor disparar o giro, fora que esse óleo na admissão vai ser queimado ou vai ficar na linha e isso diminui o nível do óleo do cárter.

De um modo geral é possível que haja uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados (que não tem motor turbo). Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro.

É utilizada em casos em que haja diferenças de altura média (de 10 a 300/400 metros) e fluxos de água de 2 a 100 metros cúbicos por segundo.

Restrições na entrada de ar através da obstrução dos filtros ou mangueiras dobradas, bem como dutos de alimentação reduzidos, favorecem o surgimento de altas temperaturas de escape. Ambas as condições juntas podem provocar até a quebra da carcaça da turbina, do eixo ou rotor do compressor.

O álcool hidratado na pressão atmosférica evapora a 78 °C, enquanto o óleo diesel, por ser uma mistura de hidrocarbonetos, vaporiza no intervalo de 177 a 337° C.

95ºC

No caso dos motores a diesel, o ideal é que o motor opere entre 85ºC a 95ºC. O superaquecimento do motor pode acarretar uma série de problemas, como desgaste de peças, redução de desempenho, curto tempo de vida útil e risco de erros irreparáveis ao motor.

90ºC

Para um bom funcionamento, o motor do S10 deve ser mantido sempre dentro de uma faixa de temperatura ideal em torno de 90ºC e para garantir isso, o sistema possui duas partes "auxiliares" que controlam as temperaturas: o termostato e o ventilador elétrico.

As turbinas, ou turbos, são responsáveis por aumentar a potência dos motores a diesel e a quebra desse sistema pode afetar todo o funcionamento do veículo e, em casos mais graves, fazer com que você perca o seu motor!

De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.

Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.

Chama-se V236-15,0 MW e, como o nome sugere, atinge 15 MW de potência, num total de cerca de 80 GWh por ano de energia renovável, o suficiente para abastecer 20.000 residências. Ela será instalada em 2022 e lançado comercialmente em 2024. Enquanto isso, a empresa está focada na reciclagem de 100% das turbinas eólicas.

Os engenheiros responsáveis afirmam que a turbina offshore possui 18 megawatts, e é capaz de alimentar até 40 mil casas ao longo de um ano inteiro. Sob velocidade total do vento, a estrutura gera até 44,8 quilowatts-hora de eletricidade.

A pressão do ar admitido pelo compressor nesta fase varia de 0,9 bar (máximo) em turbos normais, e em 1,2 bar (máximo) em turbos de geometria variável.

Assim, o turbo costuma funcionar melhor em rotações a partir de 2500-3000 RPM.

Para sustentar, lubrificar e resfriar a árvore que une a turbina e o compressor, o óleo também é utilizado. Além disso, o radiador específico usado nos turbos, para suportar a maior potência exige mais óleo.