Quantos megatons precisa para destruir a Terra?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para realmente destruir a Terra precisamos sobrepujar sua energia gravitacional de ligação. A energia gravitacional de ligação da Terra é de 2 x 10^32 Joules, o que dá 4,8 x 10^17 megatons.

Segundo o INSH, seria necessária uma bomba muito maior que 100 megatons para perturbar a órbita da Lua, mais especificamente uma equivalente a 10 trilhões de megatons de TNT. Só essa força empurraria o satélite natural para longe de nosso planeta, causando estragos irreversíveis pelo caminho.

"A possibilidade sempre existe desde que inventaram as primeiras bombas nucleares. Só Rússia e EUA controlam, cada um, 7 mil bombas —isso é o suficiente para destruir toda a vida na Terra várias vezes", explica. "Quanto mais bombas existem, maior é o risco de ocorrer uma guerra nuclear.

Pois é, seria necessaria uma explosão nuclear com mais de 3 Megatons (Mt). Embora esteja longe de ser o maior poder de fogo que a humanidade já construiu em termos de bombas atômicas, isso já seria capaz de fazer um estrago significativo aqui na Terra.

De acordo com o site, se a Tsar fosse detonada no centro de Belém, no Pará, o raio da bola de fogo chegaria a 4,62 km (ou 67,06 km²), atingindo todos os bairros centrais da capital, da Cidade Velha a Pedreira.

Como se compara a outros países? A Rússia tem o maior arsenal nuclear do mundo atualmente e mantém uma extensa infraestrutura de produção de armas nucleares capaz de projetar e construir novas ogivas e mísseis sofisticados.

Uma bomba atual de fusão, de um megaton, explodindo a 2500 metros de altura, destrói tudo em uma área de 7 km de raio. Se explodisse acima do centro do Rio de Janeiro, atingiria a zona portuária, Flamengo, parte de Botafogo, Rio Comprido, Santa Teresa, parte da Tijuca, de Vila Isabel e de São Cristóvão.

De acordo com as estimativas do Sipri, os Estados Unidos e a Rússia continuam sendo as maiores potências nucleares do mundo, com 3.708 e 4.477 ogivas, respectivamente, enquanto a China tem 350, França 290 e Grã-Bretanha 180.

Sarmat

"O Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do nosso país", disse o Ministério de Defesa da Rússia.

Sob ditaduras militares, Brasil e Argentina resistiram a acordo que proibiu o desenvolvimento de armas nucleares na América Latina e Caribe.

Uma guerra nuclear moderna pode matar até 5 bilhões de pessoas devido ao impacto da fome global desencadeada pela fuligem que bloquearia a luz solar, afetando plantações. Essas baixas seriam maiores que as causadas pela explosão, estimam cientistas da universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Fome e escassez
Essas consequências dependem, claro, do tamanho e potência do arsenal usado. E, mesmo que não ocorra uma destruição ampla do planeta, o uso de armamentos desse tipo também pode desestabilizar as relações entre os países e provocar consequências no comércio e acesso a alimentos.

Procurar abrigo é vital para evitar que material radioativo prejudicial, ou precipitação, volte para a Terra após uma explosão nuclear e, embora qualquer edifício seja mais seguro do que estar do lado de fora, os melhores abrigos são edifícios de tijolos ou concreto de vários andares com poucas janelas ou porões.

Os sistemas de armas russos incluem 4.477 ogivas nucleares implantadas e de reserva, com cerca de 1.900 delas sendo ogivas “não estratégicas”, também conhecidas como armas nucleares táticas, de acordo com a Federação de Cientistas Americanos.

Inverno nuclear é um efeito de resfriamento climático global severo e prolongado que se supõe que ocorrerá depois que tempestades de fogo tomarem conta do planeta após uma guerra nuclear em larga escala.

Chefe da diplomacia da União Europeia diz que se a Rússia usar arma nuclear, exército russo será aniquilado.

Para medir a capacidade de uma bomba dessas, usam-se os termos quiloton e megaton _um quiloton equivale a mil toneladas de TNT; um megaton equivale a 1 milhão de toneladas.