Quantos números tem o RG?

Perguntado por: aveloso2 . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

RG composto por 7 números, sem dígito verificador.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.

Dessa forma, no Estado de SP, por exemplo, o RG possui 9 algarismos, contanto com o dígito final. O padrão é 12.345.678-9. O dígito final, por sua vez, passou a ser incluído obrigatoriamente há alguns anos.

O que fazer quando o sistema não aceita RG sem dígito? Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

O objetivo, segundo o governo, é unificar o número do documento em todas as unidades da federação – atualmente, cada região brasileira pode emitir o documento e, na prática, uma pessoa pode até ter 27 números de RG no Brasil.

O dígito verificador é um número geralmente localizado após o hífen e pode existir em documentos como o RG, CPF, CNPJ e contas bancárias. Sua principal função é validar as informações, evitando fraudes e erros.

CPF será número único de identificação do cidadão, determina lei sancionada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira (11) a Lei 14.534, de 2023, determinando que o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) seja adotado como único número do registro geral (RG) no Brasil.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.

O novo RG digital virá também com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Haverá uma versão física e uma digital. Serão feitas validações biográficas e biométricas antes da emissão do documento.

Como é o novo RG? A nova carteira de identidade visa unificar as informações do cidadão com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) – CPF no Brasil. O número do CPF não mudará com o novo modelo. Além disso, a CIN terá uma versão digital e outra física com QR Code.

Mais moderno e seguro, o documento apresenta o CPF como único número de identificação e possui formato digital pelo aplicativo Gov.br.

Consulte a Receita Federal. Valide as informações no site da Receita Federal para você conseguir distinguir se é um RG falso ou não. Pelo portal do Governo, é possível validar algumas informações de um cidadão, tais como: CPF, nome, data de nascimento.

Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete.