Quantos pontos para não cair pra Série C 2022?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Nas contas e probabilidades do doutor em estatística Marcelo Arruda, desenvolvedor do site Chance de Gol, a pontuação necessária para permanecer na Série C fica na faixa de 22 a 24 pontos.

Para ter segurança mesmo, é preciso atingir aqueles famosos 45 pontos.

Dos nove times que têm chances de queda, seis clubes são nordestinos: Altos, Confiança, Floresta, Atlético-CE, Ferroviário e Campinense. No momento, três deles estão no Z-4, a zona da degola para a Série D 2023.

Nas contas e probabilidades do doutor em estatística Marcelo Arruda, desenvolvedor do site Chance de Gol, a pontuação necessária para permanecer na Série C fica na faixa de 22 a 24 pontos. Essa numeração tem chance de ser maior que nos anos anteriores.

Com a definição do acesso, Terceira Divisão do próximo ano espera pelos quatro rebaixados da Segundona desta temporada; 16 dos 20 clubes do campeonato estão fechados. A Série C do Brasileiro de 2023 tem definidos os 16 dos 20 clubes da próxima edição.

Atualmente a linha de corte é de 45 pontos, times que chegarem nesta pontuação ou passarem disso devem se livrar do rebaixamento para a Série B. E a disputa no Brasileirão 2021 continua forte, com vários times ainda com a calculadora na mão. Sendo assim, ainda há muitos clubes ameaçados.

Projeção aponta que 57 pontos seriam suficientes para subir
Pelo rendimento atual do bloco da ponta da tabela, bastariam apenas 57 pontos para o quarto colocado na tabela garantir o acesso à Série A em 2023.

Considerando as 15 edições já finalizadas do Brasileirão Série A, o 16ª colocado teve uma média de 43,2 pontos. Ou seja, um time crava a permanência na elite com 46 pontos, o número 'mágico' que vimos acima, mas pode se garantir com algo próximo a isso, dependendo do desempenho dos quatro rebaixados naquela edição.

No site da UFMG, os matemáticos calculam uma pontuação de 48 como "nota corte" para escapar de qualquer chance de rebaixamento. Se o Santos repetir os mesmos resultados que teve desses onze jogos restantes como primeiro turno, chegará a 49 pontos.

As chances de São Paulo e Santos serem rebaixados no Campeonato Brasileiro 2022 ainda existem, mas são pequenas: inferiores a 5%.

Quem caiu para a Série B

  • Ceará
  • Atlético-GO.
  • Avaí
  • Juventude.

Com novo formato, a competição foi disputada por 20 clubes e foi dividida em três fases: na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único num único grupo. Os oito melhores colocados se classificam para a segunda fase e os quatro últimos rebaixados para a Série D de 2023.

Cada clube participante da competição vai receber R$ 400 mil, para que todos possam cumprir suas obrigações. Esse é o segundo repasse que a CBF faz.

Participantes da Série C 2023

  • 4 times que garantiram o acesso da Série D. América-RN (campeão) Pouso Alegre (vice-campeão) Amazonas FC (semifinalista) ...
  • 4 times rebaixados da Série B. Naútico (20º colocado) Operário-PR (19º colocado) Brusque (18º colocado) ...
  • 12 times que permaneceram na Série C. Altos. Aparecidense. Botafogo-PB.

Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo disputam o título na final, em duelo de ida e volta. Ao todo, serão 216 partidas, com 27 datas para a disputa da Série C.

Situação mais confortável no quadrangular da competição nacional é de ABC e Mirassol. A Série C do Campeonato Brasileiro está em uma fase decisiva. Oito clubes ainda sonham com o acesso à segunda divisão, e quatro deles têm chances de confirmar a vaga no fim de semana: ABC, Botafogo-SP, Figueirense e Mirassol.

A atual edição é disputada por 20 clubes, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Ao final, os oito primeiros colocados se classificam para a fase quadrangular, dividida em dois grupos: o primeiro lugar de cada chave vai para a final da competição, enquanto os dois melhores de cada grupo ascendem à Série B.

Saem os dois grupos com 10 times na primeira fase, e entra um turno único, com todos jogando contra todos, e os oito primeiros colocados avançando para uma segunda fase. Os 10 melhores ranqueados do torneio jogarão 10 jogos em casa e nove fora, enquanto o restante fará 10 partidas fora e nove em seus domínios.