Quantos pontos perde se não der seta na prova prática?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

IV - uma falta leve: 01 (um) ponto negativo. Parágrafo único. Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três).

Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; Não usar devidamente o cinto de segurança; Perder o controle da direção do veículo em movimento; Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

5 pontos

O candidato será eliminado da prova de baliza se somar 5 pontos ou mais em faltas. Falta gravíssima (5 pontos): provocar acidente, estourar o tempo e as tentativas de baliza, subir no meio fio, encostar ou derrubar a baliza, deixar de dar preferência a pedestre e bicicleta, não completar alguma etapa do exame.

Assim, como a multa por não dar seta é uma penalidade de natureza grave, o motorista que é flagrado cometendo esse ato precisa desembolsar R$ 195,23 para o pagamento da infração. Além disso, essa multa acrescenta 5 pontos na CNH do condutor.

Não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido (2 minutos). Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar veículo em vaga. Transitar em contramão de direção. Não completar a realização de todas as etapas do exame.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

Faltas graves (3 pontos): como não usar o cinto de segurança ou deixar a porta do veículo aberta. Faltas médias (2 pontos): usar a buzina sem necessidade ou fazer conversões incorretas, por exemplo. Faltas leves (1 ponto): não ajustar os espelhos dos retrovisores é um exemplo de falta leve.

Não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo ou, ainda, quando o pedestre não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; d. Manter a porta do veículo aberta ou semiaberta durante o percurso da prova ou parte dele; e.

A exigência de aulas práticas extras e pagas para que o aluno remarque o exame de direção é ilegal, abusiva e não faz parte das normas impostas pelo DETRAN. O aluno que se sentir apto a realizar o exame prático sem aulas adicionais pode exigir a remarcação da prova.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente. Além disso, para as autoescolas devem prever em contrato a taxa que deverá ser paga em casos de reprovação.

12 meses

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Como a baliza requer habilidade para avaliar o espaço disponível, manobrar o veículo e coordenar a velocidade, tudo isso ao mesmo tempo, não se vai ter o resultado esperado se ela não for bem orientada e supervisionada", explica. A somatória de pequenas falhas também pode levar ao revés.

Num carro com direção hidráulica, faz-se uma volta e meia no volante e, no sem direção hidráulica, duas voltas.

A seta é muito importante na baliza, afinal é com ela que o condutor comunica ao trânsito que seu veículo iniciará parar e iniciar a manobra. Desse modo, a seta deve sempre ligada indicando o lado que o motorista irá estacionar.