Quantos quilos de milho um boi pode comer por dia?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

A proporção mais recomendada e comumente utilizada em uma dieta sem volumoso é de 80 a 85% de grão milho inteiro e 15 a 20% de pellet concentrado. Como você pode notar, trata-se de uma tática com alto teor energético, o que resulta em redução de consumo de alimento.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Em sistemas de confinamento, para engordar boi no cocho, cada animal precisa consumir 12,5% do peso vivo, diariamente. A água também é fundamental para garantir a boa saúde dos animais. Eles precisam ter bebedouros sempre limpos e livre demanda.

Em um confinamento adequado, aquele que atua conforme as boas regras de manejo, sanidade e bem-estar animal, pode chegar a um peso médio de 1,8 kg/dia.

Como a flora ruminal não está adaptada a esse tipo de alimento, resulta em transtorno digestivo grave. Ele explica, ainda, que se os animais ingerirem grande quantidade de milho verde, a intoxicação é fatal.

Grãos em geral são muito utilizados em sistemas de confinamento, para animais terminados e o milho é uma opção. Colocá-lo inteiro na dieta dos bovinos, auxilia no processo de ruminação. Animais ruminantes extraem melhor os nutrientes das plantas, transformando-os em energia, facilitando a engorda.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.

E por falar em ração, as que utilizam esse farelo na composição proporcionam engorda em torno de 1,2 kg/animal/dia.

O bezerro estará pronto para ser submetido ao desmame quando estiver ingerindo de 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independentemente de sua idade, tamanho ou peso, segundo informações da Embrapa.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Utilizado na terminação, o milho auxilia no estímulo da ruminação. Fique atento na qualidade do milho: sirva milho graúdo, grão inteiro, com umidade máxima de 13%. Ainda, você deve servir o milho com o cocho de 40 cm a 50 cm por animal. Milho para bovinos é boa fonte de alimento.

Fornecer alimentação adequada e água em abundância é essencial. Em média, um boi consome 14 quilos de comida e até 60 litros de água por dia. Para engordar, o animal precisa de fibras, proteínas, fonte de energia, minerais e vitaminas.

(GPV) em torno de 300 g/animal/dia. Para maior ganho de peso, é necessário adicionar concentrado à dieta cana + uréia.