Quantos kg de milho Uma vaca pode comer por dia?

Perguntado por: upires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Grãos em geral são muito utilizados em sistemas de confinamento, para animais terminados e o milho é uma opção. Colocá-lo inteiro na dieta dos bovinos, auxilia no processo de ruminação. Animais ruminantes extraem melhor os nutrientes das plantas, transformando-os em energia, facilitando a engorda.

Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg.

O grão de milho é o principal cereal energético utilizado em dietas para vacas leiteiras no Brasil. Entretanto, o milho cultivado em território nacional possui o endosperma duro (vítreo), o que dificulta a digestão por parte do rebanho.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Com o silo ainda fechado ou em fardos lacrados, em média, a durabilidade da silagem é de 18 a 24 meses, ou seja, um período longo que permite que o produtor ofereça volumoso ao rebanho durante toda a época de seca do ano com tranquilidade.

À medida que o sistema de produção se intensifica, essa média sobe. Sistemas de pastejo contínuo adubado rotacionado, irrigado, alternado, podem aumentar a capacidade de suporte para algo entre 15 e 20 cabeças de gado por hectare, ou mais.

3,0 kg

É recomendado manter seu fornecimento em quantidades moderadas. Até 2,5 – 3,0 kg/vaca/dia de soja grão crua.

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais.

Como a flora ruminal não está adaptada a esse tipo de alimento, resulta em transtorno digestivo grave. Ele explica, ainda, que se os animais ingerirem grande quantidade de milho verde, a intoxicação é fatal.

Fique atento na qualidade do milho: sirva milho graúdo, grão inteiro, com umidade máxima de 13%. Ainda, você deve servir o milho com o cocho de 40 cm a 50 cm por animal. Para saber mais sobre esse modelo de alimentação, acesse a dica: Como funciona a terminação intensiva a pasto.

Milho para bovinos moído
É muito utilizado em receitas para engorda. Ainda, é a melhor forma de se iniciar o oferecimento de milho aos bezerros, para facilitar a digestão. Pode ser usado na época de desmama, quando o produtor inicia a alimentação dos animassem torno das oito semanas de idade.