Quantos tipos de sono existe?

Perguntado por: orocha4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O sono humano pode ser dividido em duas grandes fases, o chamado sono não-REM e o sono REM. A denominação tem origem na língua inglesa, sendo definida pela presença ou ausência de movimentos rápidos dos olhos durante o sono.

Fases do Sono

  1. Estágio 1: é a etapa do adormecimento. ...
  2. Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. ...
  3. Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
  4. Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário.

O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

Parassonias são eventos indesejáveis relacionados ao sono que podem ocorrer durante o sono ou durante a transição do sono para a vigília ou vice-versa. Elas incluem comportamentos anormais (por exemplo, sonambulismo) ou sonhos (por exemplo, pesadelos).

Estágio N3: é a fase de transição entre o sono leve e o muito profundo. As ondas cerebrais são lentas e profundas durante esse estágio, que também é chamado de sono de ondas lentas. É a fase do sono necessária para a restauração física.

Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.

9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Dormir de madrugada é um problema? De acordo com algumas pesquisas, dormir de madrugada pode ser um problema sim. Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

de 20 a 40 minutos

3- Sono Profundo: Aqui o corpo está relaxado e a mente desligada. Não sonhamos e acontece a recuperação fisiológica. Pode durar de 20 a 40 minutos.

O sono polifásico é a prática de distribuir o sono em episódios múltiplos e mais curtos durante as 24 horas do dia ao invés de dormir um só período, o que é chamado de sono monofásico.

5 estágios do sono

  • fase - Fase do adormecimento.
  • fase - Fase de sono mais leve.
  • fase - Introdução ao sono profundo.
  • fase - Sono profundo.
  • fase - Sono REM:

E sonhar quer dizer que você conseguiu entrar em fase profunda do sono, que requer um sono minimamente prolongado e não interrompido e geralmente ocorre em quem está com a saúde preservada. Então sim, sonhos geralmente indicam um sono profundo e saudável.

A fase 2 é a fase a que quase todo o mundo se refere quando fala que tem um sono leve. É uma fase na qual o corpo já se encontra relaxado e dormindo, mas a mente está atenta e, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente com alguém se mexendo dentro do quarto ou com um barulho na casa.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.