Quantos ultrassom é feito durante a gestação?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

É consenso médico que toda gestante deve fazer, ao menos, quatro ultrassons. O primeiro deles logo no comecinho da gravidez, entre 5 e 8 semanas, realizado via transvaginal.

Para se ter uma ideia, fazendo a medição no segundo trimestre, ela aumenta para 15 dias e, no terceiro, para 30 dias. Esse segundo exame é chamado de morfológico do primeiro trimestre. Trata-se de uma ultrassonografia mais detalhada, que analisa a formação dos órgãos e de toda a estrutura do feto.

Ultrassom morfológico no segundo trimestre
É recomendado fazer esse exame de gravidez entre 20 e 24 semanas de gestação.

Ultrassom morfológica: 1º e 2º trimestres
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, apenas dois exames ultrassonográficos são indicados para todas as grávidas: as ultrassonografias morfológicas de primeiro e segundo trimestre, necessárias para avaliar as diversas estruturas do feto.

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?

  • Ultrassom Inicial Transvaginal. ...
  • Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino. ...
  • Ecocardiografia fetal com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom obstétrico com Doppler colorido.

Ultrassom obstétrico do terceiro trimestre
É por meio desse exame que o médico acompanha o desenvolvimento do bebê, seu crescimento e condições de saúde. A tecnologia Doppler, que pode ser usada nesse exame, contribui para detectar problemas na gestação e casos de malformação.

Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.

A partir da 12ª semana de gestação o exame a ser solicitado é por via abdominal, mas não é mais necessário nenhum preparo.

Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana. Duração da sessão fica entre 30 a 50 min. Quais as contraindicações do ultrassom?

Não há contraindicação para a realização dos dois exames quando há necessidade para melhor avaliação pelo Radiologista, porém não é uma recomendação de sempre fazer.

Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:

  1. Hemograma. ...
  2. Tipo sanguíneo e fator Rh. ...
  3. Glicose em jejum. ...
  4. Exames para identificar infecções. ...
  5. Exame parasitológico de fezes. ...
  6. Exame de urina e urocultura. ...
  7. Ultrassom. ...
  8. Exames ginecológicos.

20 semanas de gravidez são 5 meses. Está a meio da gravidez, o seu útero já chega ao umbigo e, em breve, começa a empurra-lo para o exterior. O crescimento progressivo da barriga vai continuar a comprimir os pulmões, o que fará com que se sinta alguma falta de ar.

Muitos ultrassons podem prejudicar o bebê? Não, o ultrassom é um exame que não prejudica o bebê e a mãe. Cada gestação é única e o médico saberá avaliar de quantos ultrassons a mamãe precisa.

O ideal é utilizar o primeiro ultrassom da gestação, quanto mais cedo for feito, melhor.

Também não há necessidade de se depilar antes do exame, a não ser, é claro, que você se sinta mais confortável dessa forma. Em alguns casos específicos, o médico pode solicitar que a mulher realize o ultrassom com a bexiga cheia.

Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Pois ela se tornou tão fundamental que, desde 2010, o SUS oferece cobertura integral para o exame. E serão pelo menos quatro deles: dois no primeiro trimestre e um em cada trimestre seguinte. Nessas consultas, você vai conhecer melhor o bebê dentro da sua barriga. Saiba o que esperar de cada uma delas.

O exame é realizado, normalmente, entre o início da 28ª semana e o final da 32ª semana de gestação. Além disso, costuma ser indicado apenas uma vez durante o terceiro trimestre.