Quantos versos há em cada estrofe do poema?

Perguntado por: hhilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.

O poema é composto por 62 versos distribuídos em seis estrofes de 12, 15, 9, 8, 9, 9 versos respectivamente.

O soneto italiano é composto por dois quartetos (estrofe de quatro versos) seguidos de dois tercetos (estrofes de três versos).

Os versos tradicionais (regulares) podem variar entre 1 a 12 ou mais sílabas métricas, obtendo a classificação seguinte: Monossílabo: uma sílaba poética. Dissílabo: duas sílabas poéticas. Trissílabo: três sílabas poéticas.

Os versos estão organizados em grupos chamados de estrofes , que por sua vez são formados pela mesma métrica, ou seja, pelo mesmo conjunto de regras que dirigem a medida, o ritmo e a organização do verso, da estrofe e do poema como um todo.

Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos. Quintilha: estrofe de 5 versos. Sextilha: estrofe de 6 versos.

Pois bem, cada um deles representa o que chamamos de estrofe, e cada frase, cada oração que a ela pertence, denomina-se verso. Assim, percebemos também que algumas estrofes possuem dois versos e outras, três. Dessa forma, definimos verso como sendo cada linha poética, e estrofe como um conjunto de versos.

5 dicas para interpretar poesias para o vestibular

  1. Leia no mínimo duas vezes a poesia. ...
  2. Identifique as figuras de linguagem. ...
  3. Não deixe a sua opinião interferir na interpretação. ...
  4. Conheça brevemente a vida dos autores. ...
  5. Mantenha o hábito de leitura e interpretação de poesias.

As definições da contagem dos versos variam de acordo com a quantidade de sílabas poéticas, podendo ser: 1 sílaba: verso monossílabo. 2 sílabas: verso dissílabo. 3 sílabas: verso trissílabo.

De facto, a palavra poesia tem quatro sílabas, e a sua divisão é feita da forma como indica — po-e-si-a (cf. Dicionário da divisão silábica) —, recaindo o acento tónico na penúltima sílaba (assinalada pelo sublinhado), razão pela qual é uma palavra grave ou paroxítona.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

O que é um verso? Nas composições poéticas, o verso é, simplesmente, uma única frase do texto. Em oposição à prosa, o verso é o elemento responsável por definir a poesia. No sentido literal, o verso é proveniente do termo em latim versus, que significa voltado ou virado.