Que animal fêmea possui a função de líder alfa?

Perguntado por: afelix4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Abelhas. Uma das sociedades mais organizadas da natureza é comandada por uma fêmea: a abelha-rainha. Na verdade, quase a população inteira é composta por fêmeas.

Orcas, elefantes, leões, hienas, abelhas e bonobos estão estre os animais que possuem grupos liderados por fêmeas experientes e seguras. No ano em que a rainha Elisabeth II comemora 70 anos no trono, a organização ambientalista WWF fez uma análise do mundo animal e listou algumas "mulheres fortes" no comando.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo. Um gorila é simultaneamente adorado e temido pelos restantes membros do bando, exclusivamente formado por fêmeas.

O macho alfa é quem toma as decisões na alcateia. Ele tem a força e habilidade de caça superiores às dos outros lobos. Sua companheira, que é seu par por toda a vida, comanda as fêmeas do grupo, e é a vice-líder, isso é, na ausência do alfa é ela quem toma as decisões do grupo.

As hienas-castanhas e as hienas-malhadas vivem em clãs bastante unidos liderados por um animal alfa (geralmente uma fêmea), esses clãs são compostos também por fêmeas de menor hierarquia social, machos e jovens.

Como uma das funções do alpha é defender o grupo e o território, em algumas espécies, a fêmea também pode assumir o papel de alpha, porque muitas vezes são maiores e mais fortes do que os machos. As matilhas de lobos, por exemplo, possuem um macho e uma fêmea alpha.

Os Alfa são por norma os únicos lobos que reproduzem no grupo, e os pais da maior parte da alcateia. Caso hajam mais pares de reprodutores, os líderes são os mais velhos. São estes quem come primeiro, quem lídera as viagens e quem defende o território de predadores.

Significado de Alfa
substantivo masculino Primeira letra do alfabeto grego; corresponde ao A. [Figurado] Aquilo que dá origem a; princípio: a musa é o alfa do pintor.

As hienas caçam em grupos. E são as fêmeas que ditam as regras. Elas são maiores e mais fortes que os machos e determinam para que direção o bando deve seguir. Normalmente, as fêmeas famintas que estão amamentando comandam.

O animal mais famoso por pertencer à rainha é o cisne. São considerados dela todos os cisnes mudos não marcados, nadando em águas abertas. É uma tradição que vem desde o século 12 e, desde aquela época, todos os anos acontece a “Swan Upping”, que é uma contagem de todos eles no rio Tâmisa, focada em sua preservação.

Urso: Simboliza força, coragem, determinação e teimosia ate exagerada às vezes. Trabalho incansável e não tem medo do perigo.

Podemos concluir, portanto, que as únicas fêmeas que menstruam são as da espécie humana, outras primatas próximas, algumas espécies de morcegos, o musaranho-elefante e o rato espinhoso.

Como ser o líder da matilha?

  1. Saiba ganhar o respeito. Em qualquer tipo de situação, independentemente de ser com o animal de estimação, não se exige o respeito, ele deve ser conquistado — com o seu cão não vai ser diferente. ...
  2. Dê bons exemplos. ...
  3. Ignore-o, se necessário. ...
  4. Ande na frente. ...
  5. Elogie sempre que for preciso.

O termo “matilha” é usado para descrever um conjunto ou agrupamento de cães. Ou seja, se refere a um grupo de animais caninos - geralmente da mesma espécie - que vivem juntos. Um exemplo de raça de cachorro que é acostumada a viver em matilha é o Husky Siberiano.

Além de ser configurada a partir da reunião de diversos cães, que podem ser de diferentes espécies, a matilha se caracteriza por ter um líder. Ele é o responsável por guiar o grupo em busca de alimentos e áreas mais seguras para descanso. A sua formação tem como principal motivo a sobrevivência dos cães selvagens.

Estilo selvagem. Em parceria com três colegas, Jennifer Smith, professora de comportamento animal do Mills College, em Oakland, nos EUA, identificou seis espécies de mamíferos que apresentam liderança feminina: orcas, leões, hienas-malhadas, bonobos (espécie de primata), lêmures e elefantes.

Na verdade, a carne das hienas não é muito nutritiva; então, se um leão matar uma delas, ele não ganha muito comendo-a, visto que a carne de hiena não tem muito a oferecer. Porque sua carne é impura, com toxinas e vetores de doenças.

As fêmeas de hiena não têm vulva, e seu clitóris é muito desenvolvido, a ponto de atingir a conformação e as dimensões do pênis do macho. Na verdade, elas têm um inchaço semelhante aos testículos do macho, então são difíceis de diferenciar. São animais resistentes, que correm e nadam muito bem.

O líder Alfa sabe ser persuasivo para engajar seus colaboradores a alcançar seus objetivos. Todos têm seus objetivos próprios, seja ele um bom salário, reconhecimento, alavancar sua carreira, no entanto um líder alfa sabe unir a visão de seus liderados com o seu objetivo maior coletivo.

Os lobos vivem, geralmente, em alcateias, que são suas famílias. Nesses grupos há um casal dominante chamado de alfa, outro casal, chamado beta, que fica com o “comando” secundário do grupo e um lobo ômega que ganha esse nome por ocupar a posição mais baixa na hierarquia da alcateia.

Sua mais notável Alfa foi Talia Hale, que possuía a rara habilidade de se transformar em um verdadeiro lobo, uma característica que também foi herdada por sua filha mais velha, Laura (que herdara o poder de Alfa após a morte de Talia) e seu único filho Derek apesar de ser apenas um Beta na época.