Que cor combina com gastronomia?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Se o vermelho e o amarelo são as principais cores do ramo alimentício, obviamente o laranja também será, já que é a mistura das duas! O laranja reflete o entusiasmo, alegria, criatividade e emoção. Também mostra calor e transmite confiança na marca.

Oficialmente não há um símbolo que represente a Gastronomia, por isso, é possível encontrar pela internet diversas imagens utilizadas para fazer referência ao campo do conhecimento, como um chapéu de cozinheiro, uma espátula, pratos e talheres, etc.

Amarelo. O amarelo é uma cor que representa o sol, o ouro, a prosperidade e a felicidade e pode ser usada para chamar a atenção dos clientes para algo importante ou relevante, como um destaque, um benefício ou um diferencial.

Nas cozinhas, uma excelente combinação é o cinza com amarelo, principalmente para quem deseja uma cozinha industrial e urbana. Inclusive, essa dupla foi eleita a cor de 2021 pela Pantone. Essas cores também são fáceis de combinar com diferentes estilos e tamanhos de cozinhas.

Você sabia que o vermelho é a cor mais usada em empresas do segmento alimentício? Popularmente atrelada ao amor ou à raiva, essa cor é considerada a cor da fome e é ótima para estimular o apetite e criar um senso de urgência nos clientes.

“Tanto o branco, como o preto e cinza são cores que conciliam muito bem com o azul na marcenaria. Outra dica, mas fora da marcenaria, é trabalhar o amarelo, que complementa o azul de forma perfeita!”, avalia a profissional.

Para um espaço aconchegante e moderno, uma dica é misturar tons neutros quentes da madeira com neutros frios mais acinzentados, o que deixa o local muito chique e elegante. Vale lembrar que cores bem escuras, como preto e chumbo, são sofisticadas até na varanda gourmet.

Sendo assim, o laranja é uma cor ideal para uniformes de empresas que trabalham com comunicação e interação com o público, como é o caso de restaurantes.

Em caso de sala e cozinha juntos para um apartamento pequeno o mais indicado, porém não obrigatório, é optar por cores claras, pois elas vão ajudar a ampliar visualmente os espaços. Além disso, lembre-se de escolher uma cartela de cores que “conversem” entre si caso vá usar cores diferentes em cada ambiente.

Azul e verde
A pesquisa feita na Universidade da Colúmbia Britânica mostra que as pessoas tendem a ficar mais confiantes e produtivas quando estão em ambientes azuis ou verdes (ou que possuam móveis ou objetos dessas cores).

Na hora de escolher as cores para um logo de confeitaria, deve-se evitar tonalidades escuras e dar preferência a cores que transmitam frescor e sensação de sabores, como um amarelo suave que lembre um bolo saindo do forno ou um marrom claro que remeta a um caramelo delicioso.

A chave para as combinações de cores é observar se são cores complementares ou contrastantes, porque é isso que acaba levando à combinação. Em termos simples, as cores têm de fazer sentido quando misturadas, quer enfatizando-se quer complementando-se.

Como é a profissão de Gastrólogo
O gastrólogo é o profissional responsável por utilizar conhecimentos teóricos e práticos do ramo culinário, a fim de aplicar técnicas no preparo de alimentos, bebidas, bem como na gestão de restaurantes.

Produtos à base de plantas, mais visibilidade do veganismo, vegetarianismo, e-food e “comida caseira”, são algumas das tendências que prometem estar em alta em 2022 na gastronomia mundial.

Começando pela palavra, que tem a sua origem no grego e faz parte da união de duas outras palavras: gaster, que significa estômago e nómos, que significa “leis que governam”. Assim, a gastronomia é entendida, portanto, como as leis que governam o estômago.

Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo.