Que é o Espírito Santo?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

A Bíblia ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três indivíduos distintos e divinos e que trabalham juntos em completa unidade em seu propósito. Este grupo de indivíduos é coletivamente chamado de Trindade.

“O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”). Ele presta testemunho de Jesus Cristo, de Sua obra e do trabalho de Seus servos na Terra. O Espírito Santo presta testemunho da verdade.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

A economia do Espírito Santo é diversificada e movimenta negócios das seguintes cadeias produtivas: Petróleo e gás - segundo maior produtor brasileiro. Siderurgia e mineração - maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.

Se o Espírito Santo é uma pessoa, um ser relacional, o que fortaleceria a influência da pessoa do Espírito sobre a minha, seria justamente o meu relacionamento com Ele. Quanto mais nos relacionamos com Deus mais intensamente vivemos debaixo da sua influência.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

Voce precisa entender o que a Biblia diz do Espirito Santo como o SELO, O PENHOR, O FOGO, A AGUA, O VENTO, A POMBA E O OLEO.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

O Espírito Santo realmente fala conosco, mas aprender a reconhecer Seus sussurros requer prática. Aqui estão algumas atividades para ajudá-lo a reconhecer Sua voz e confiar nela.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

O ícone do Espírito Santo é representado pela imagem de uma pomba branca, esta vem do Novo Testamento, especificamente da passagem do batismo de Jesus Cristo, onde o Divino Espírito Santo aparece como uma pomba branca com uma voz do céu que dizia: este é meu filho muito amado, em quem coloco toda minha afeição.

Portanto, qualquer verdadeiro irmão em Cristo é batizado com o Espírito Santo e pode não falar em línguas.

O Espírito Santo aparece nas Escrituras sendo igualmente Deus, assim como o Pai e o Filho. Tanto a formula batismal como a bênção apostólica pronunciada pelo apóstolo Paulo, indicam claramente essa verdade (Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14; cf.