Que fato é considerado o marco que separa a pré-história da história?

Perguntado por: umello4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O marco que estipula o fim desse período é o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Para saber mais sobre esse período da História, acesse: Pré-História.

O surgimento da escrita cuneiforme é o marco que inaugura a Idade Antiga.

Resposta:Olá, O surgimento da escrita é um marco importante para a sociedade ocidental, por isso que ela é usada para separa à história da pré-história. A escrita foi escolhida como marco, porque através dela é possível entender melhor como viviam e como se organizavam as sociedades antigas.

O termo "pré-história" é excludente, pois povos que nunca conheceram a escrita também possuíram (e possuem) sistemas de crença, guerrearam, plantaram e tinham uma sofisticada visão do mundo.

Podemos considerar o conceito de pré-história a época que antecede aos registros históricos, ou seja, antes do surgimento e desenvolvimento da escrita. Alguns historiadores criticam tal termo, pois na sua visão não existe uma anterioridade a história do mundo ou do homem e isso uma anterioridade a escrita.

Elaboração de casas de madeira, argila, pedra e barro; Desenvolvimento de técnicas de fiação e tecelagem que substituíram as roupas de pele animal; Exploração do cobre e do ouro; Início de viagens por terra e mar.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.

A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453. Foi também nesse período que surgiu e se consolidou o feudalismo, organização política, econômica e social baseada na posse da terra.

Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”. Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra.

A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.

Todo o desenrolar da história da escrita foi um passo importante para a humanidade, não somente por ser um recurso que comprova os registros históricos, mas também por representar outra forma de ler e interpretar o mundo.

A Pré-História é definida como o ciclo anterior ao surgimento da escrita pelos povos sumérios, por volta de 3.500 a.C. Apenas no século XIX foi que o termo Pré-História começou a ser utilizado pelos estudiosos, momento que ainda cultivava-se a ideia de que os vestígios históricos das civilizações poderiam ser feitos ...

Sobre a pré-história, é CORRETO afirmar: É um período ágrafo, tendo como representação apenas pinturas rupestres. Era uma sociedade formada unicamente por coletores que se utilizavam de ferramentas rústicas para sua sobrevivência.

Dois grandes eventos que estabeleciam o fim da Pré-história, na visão desses historiadores, eram o desenvolvimento da escrita e a dominação das técnicas agrícolas.

Paleolítico

O Paleolítico foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram nômades e tinham como práticas cotidianas a caça, pesca e colheita de frutos.

“A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever”, afirma a arqueóloga Marisa Afonso, da USP.

Resposta. Porque a pré-história significa a história do homem antes da escrita. Entretanto, mesmo muito depois da pré-história ainda se observaram povos de tradição oral, isto é, que não possuem escrita. Um exemplo seria os povos nativos indígenas aqui do Brasil que não tinham um sistema de escrita.

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico? A - O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.

Principais características:
Esse foi um grande avanço, pois no Mesolítico ocorreram mudanças climáticas, que diminuíram significativamente a quantidade de animais para caça. - Desenvolvimento da agricultura: com este avanço, o homem da Pré-história deixou de ser nômade para ser sedentário.