O que é atletismo na Pré-história?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

Atletismo na Era Antiga
Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega. As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas.

A história do Atletismo acompanha o homem desde os tempos dos nossos ancestrais. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos.

A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: o primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.; o segundo, da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de ...

Por ser considerado o Esporte de Base, pois envolve e desenvolve os movimentos naturais do homem, como: correr, saltar, arremessar/lançar, servindo assim de base para os outros esportes, entendemos que o referido esporte é parte fundamental para os acadêmicos do referido curso.

O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros.

Atletismo: conheça as diversas modalidades deste esporte olímpico

  • Provas de corrida: corrida rasa, corrida com barreiras e corrida com obstáculos;
  • Prova de revezamentos;
  • Prova de saltos;
  • Prova de arremesso e lançamentos;
  • Prova combinada;
  • Marcha atlética.

Origens do Atletismo
É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas.

Folha de S. Paulo - Atletismo: Morre o criador do atletismo moderno - 08/11/1999. Morreu ontem, aos 76 anos, o italiano Primo Nebiolo, o homem que profissionalizou e moldou o atletismo moderno.

O atletismo é um dos mais antigos esportes praticados e o foco dos Jogos Olímpicos. Há registros que os gregos se reuniam para a prática do esporte por volta de 776 a.C., e mais tarde os romanos adotaram o hábito.

Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” se converteu na primeira disputa oficial. A prova consistia em uma corrida de aproximadamente 192 metros. Em 776 a.C., foi vencida por Coroebus, que, assim, imortalizou seu nome como o primeiro campeão olímpico da história.

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.

São Paulo - De acordo com a Confederação Brasileira da modalidade, o atletismo tem suas bases em movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar. Nesse sentido, o esporte envolve corridas, saltos em distância (vertical e horizontal) e lançamentos de pesos.