Que forma os seres humanos são iguais?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar.

Livres e Iguais” é o slogan para a campanha da ONU contra a homofobia e a transfobia, que começou em 2013 e busca “construir um mundo onde ninguém precise ter medo de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Somos iguais na diferença e é isso que nos torna humanos e maravilhosos. Nós humanos sofremos mudanças todos os dias de nossas vidas e isso faz parte do viver. Então, vamos parar de ter tanto preconceito e discriminação e nos informar, estudar e nos colocar no lugar do outro. Vamos ter mais empatia!”

O livro 'Somos iguais mesmo sendo diferentes!' promove o respeito e fomenta a igualdade de direitos por meio do diálogo. Um livro imprescindível em qualquer escola, porque repensar valores e precoceitos deve ser matéria constante. Destinado a pais e filhos, ensina a lidar com as diversidades diárias da vida.

Composição: Renno / Breno Casagrande / Elvis Elan / Henrique Casttro.

Artigo 7°: “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”

A maioria das pessoas se relacionam com outros seres vivos de forma saudável, não agredindo ou alterando a forma de vida dos demais seres vivos. Porém, grandes empresas e algumas pessoas acabam por interagir de forma negativa, destruindo o meio ambiente e maltratando os outros seres vivos.

O que é natural? Esta é a pergunta complexa. Para estes estudos se considerará natural qualquer comportamento humano básico (se alimentar, dormir, copular…) bem como aqueles que podem ser, direta ou indiretamente, correlacionados a genes.

A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas. Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação. Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus. Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos.

O que é liberdade:
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.

Somos todos iguais - Brasil Escola.

Resposta: tratar os iguais com igualdade e, os desiguais com desigualdade, na medida de suas desigualdades. Explicação: Em alguns casos as pessoas devem ser tratadas como iguais e em outros não.

Ser diferente neste mundo de pessoas iguais requer muita coragem, todos os dias. Então, que sejamos aquilo que queremos ser. Nada mais importa quando você faz o que realmente deseja e que te deixa em paz. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

O que te faz diferente dos outros é ser você mesmo, ter opinião própria, personalidade própria, caráter e não se deixar levar por caminhos que nos são colocados quase que como imposição, pois a única imposição que realmente existe, é aquela que você decide aceitar.

O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”.

O princípio de igualdade de direitos significa que as necessidades de cada pessoa têm igual importância, que essas necessidades devem constituir a base da planificação das sociedades e que os recursos devem ser utilizados, de maneira a garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de participação.

Isso quer dizer que todas e todos devem ter os mesmos direitos, oportunidades, responsabilidades e obrigações. Esse inciso é tão importante que é considerado um direito fundamental, indispensável à cidadania, à sociedade e ao Estado brasileiro.