Que forma se estabelecer uma identidade nordestina por meio do forró?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Como um gênero musical estreitamente identificado com o Nordeste, o forró negocia em seu repertório modos de pensar e acionar essa masculinidade nordestina, ligada às ideias de força e virilidade.

Essa iniciativa é fundamental para a preservação e valorização da cultura nordestina e para o fortalecimento da identidade musical do Brasil. Mais que uma forma de entretenimento, o forró é um elemento cultural que representa a identidade e a história do povo nordestino.

A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes de vários países do mundo.

No Brasil, esse documento é a carteira de identidade ou Registro Geral (RG), um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão.

Quanto ao tema identidade nacional, existem duas formas de simplificação da realidade. A primeira são os símbolos pátrios propriamente ditos: cores das bandeiras, um herói nacional, um lema. Já a segunda são os estereótipos, tanto a caricatura de estrangeiros, como a que o próprio povo faz de si.

A prática do forró também transmite muito a cultura do Brasil, em especial a do povo do nordeste do país. Isso porque as músicas desse estilo - principalmente o pé de serra - conta a história de um povo sofrido, mas alegre, que busca melhorar de vida no nordeste brasileiro.

Esse ritmo tradicional das festas juninas é considerado pelos especialistas um excelente exercício aeróbico, auxiliando na tonicidade dos músculos, principalmente os das pernas, e ajudando na perda de peso. Muito mais do que meros "dois pra lá e dois pra cá", o forró está enraizado na cultura brasileira.

luiz gonzaga

O forró surgiu no nordeste e seu principal representante é o luiz gonzaga.

No caso da busca da Identidade do Brasil e do brasileiro, esses fatores aparecem de maneira bastante marcante. Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.

As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.

O que é Identidade:
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.

A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.

Morin (2002) observa que a nossa identidade humana é constituída numa relação dialógica da tríade indivíduo/espécie/sociedade.