Que influencia a cultura tem sobre a linguagem?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

A linguagem não é só sócio-histórica e ideológica, é também cultural, pois recebe a influência do contexto cultural. Por isso, a “linguagem é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão” (SOARES, 2002, p.

“A diversidade linguística é um reflexo da diversidade cultural, da miscigenação e fusão de culturas que aconteceu no país. As variedades linguísticas preservam registros dessa fusão e riqueza cultural, e ao mesmo tempo são parte desse patrimônio e riqueza cultural.

Os aspectos culturais determinam ritos, símbolos, hábitos, linguagem e valores, tudo isso afeta a forma de interpretar as coisas, texto ou formas de comunicação, isso porque o que para uma cultura pode ser visto como algo bom, para outra pode ser visto como algo ruim e nocivo.

O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola.

A relação entre língua e sociedade apresenta influência mútua, pois através da linguagem se participa das relações sociais de poder e as mudanças na estrutura social são decorrentes da dinâmica dessas relações.

A relação entre a cultura e a comunicação se dá através do modo como uma é dependente da outra. Ou seja, para promover a cultura é necessário a comunicação interna. Propagar a cultura da empresa não é algo tão fácil, mas com uma estratégia de C.I.

Temos influências de vocabulário, de uma série de povos que hoje têm o nome trágico de 'bárbaros', como também dos árabes que ocuparam a região.” Entre o conjunto de línguas neolatinas, do qual o Português faz parte, também estão idiomas como o espanhol, francês, catalão e italiano.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as ...

Por sua vez, a influência cultural se manifesta através da projeção e do alcance dos valores e do reconhecimento da produção cultural de um país por populações estrangeiras. É fato que a cultura é usada como um reforço da imagem de lugar favorável.

A linguagem não é só sócio-histórica e ideológica, é também cultural, pois recebe a influência do contexto cultural. Por isso, a “linguagem é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão” (SOARES, 2002, p. 16).

As causas dos transtornos de linguagem podem variar – é comum ocorrer por questões genéticas, degenerativas, por conta de uma lesão, questões ambientais e/ou emocionais.

Muitos fatores influenciam na maneira como determinado indivíduo fala: idade, sexo, grau de escolaridade, local onde trabalha, cargo que ocupa, local onde estuda, local onde mora, profissão, o caráter, a criação, as amizades, a família de modo geral.

A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.

Pensamento, linguagem e cultura relacionam-se como os fundamentos que constroem a representação que os seres humanos fazem, coletivamente, deles mesmos e da natureza que os cerca, sendo responsáveis pela construção do nosso "eu simbólico" no mundo, assim como pela explicação dos fenômenos naturais.