Como a cultura pode influenciar a linguagem?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

A linguagem não é só sócio-histórica e ideológica, é também cultural, pois recebe a influência do contexto cultural. Por isso, a “linguagem é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão” (SOARES, 2002, p.

Os aspectos culturais determinam ritos, símbolos, hábitos, linguagem e valores, tudo isso afeta a forma de interpretar as coisas, texto ou formas de comunicação, isso porque o que para uma cultura pode ser visto como algo bom, para outra pode ser visto como algo ruim e nocivo.

A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.

A Associação Espanhola de Pediatria garante que existem quatro fatores que influenciam de forma decisiva no desenvolvimento da linguagem: A hereditariedade – genética. A família – ambiente direto. O ambiente social – fatores externos.

Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

A relação entre a cultura e a comunicação se dá através do modo como uma é dependente da outra. Ou seja, para promover a cultura é necessário a comunicação interna. Propagar a cultura da empresa não é algo tão fácil, mas com uma estratégia de C.I.

Ela é um fato cultural pois é desenvolvida justamente na sociedade. As línguas se alteram de regiões para regiões através das gírias. O papel da cultura no desenvolvimento da sociedade está no passar conhecimento através de escritos.

A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Uma cultura de comunicação proporciona melhorias em todos os níveis de uma organização, melhora os relacionamentos e impacta a produtividade e os resultados.

É um campo de estudo que analisa a forma como as pessoas de diferentes origens culturais podem se comunicar, de maneiras semelhantes e diferentes entre si , e como eles se esforçam para se comunicar através das culturas.

Pensamento, linguagem e cultura relacionam-se como os fundamentos que constroem a representação que os seres humanos fazem, coletivamente, deles mesmos e da natureza que os cerca, sendo responsáveis pela construção do nosso "eu simbólico" no mundo, assim como pela explicação dos fenômenos naturais.

Portanto, se a linguagem não influencia em nossa percepção do tempo, a aquisição de diversas línguas nos proporciona maior compreensão de outros fenômenos, eventos e conhecimentos, além de preservar nossa sanidade mental por mais tempo.

As causas dos transtornos de linguagem podem variar – é comum ocorrer por questões genéticas, degenerativas, por conta de uma lesão, questões ambientais e/ou emocionais.