Que nação é descendente de Esaú?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

edomitas

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como.

25:22) deram origem ao povo árabe (Esaú) e ao povo de Israel (Jacó). A história bíblica é bem conhecida de todos. Esaú vende sua primogenitura a Jacó por um prato de lentilhas. Jacó, por sua vez, engana seu pai Isaque para roubar a bênção que pertencia a seu irmão.

Edom significa “vermelho”. Esse termo é utilizado na Bíblia para se referir a Esaú, ao território de Edom e aos habitantes deste território.

Canaã foi pai de Sidom e Hete, e foi, também, ancestral-pai dos jebuseus, amoritas, girgaseus, heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zemareus e hamateus. Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

José também é tio-avô de Moisés.

Moisés, filho de Joquebede e Anrão, da tribo de Levi, nasceu no Egito, na época em que o faraó determinou que fossem executados os filhos homens dos hebreus.

Infelizmente, o relacionamento entre Judá e Edom era conturbado, e cada nação via a outra como inimiga. Quando Jerusalém foi capturada, o povo de Edom se recusou a ajudar o povo de Judá e regozijou-se com seu infortúnio, pilhou seus bens deixados para trás e entregou o povo aos babilônios (ver Obadias 1:11–14).

Depois de estarem separados por 20 anos, Jacó e Esaú se encontraram e se reconciliaram.

Os amalequitas seriam um povo nômade e de guerreiros. Desta forma, parte de suas atividades estavam ligadas ao trabalho de mercenários em guerras e, na ausência de conflitos, eles faziam saques e pilhagens a pequenos grupos. Como parte da pilhagem, levavam mulheres e crianças para o comércio de escravos.

Esaú e Jacó, filhos de Isaque e Rebeca
Rebeca deu à luz a dois meninos gêmeos. O primeiro, de acordo com o livro do Genêsis, nasceu ruivo e coberto por pelos, por esse motivo recebeu o nome de Esaú, que quer dizer “coberto de pelos”.

José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura. Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés.

A terra de Edom ficava a sudeste do reino de Judá e era habitada pelos descendentes de Esaú, filho de Isaque e irmão gêmeo de Jacó (ou Israel). Os edomitas eram, portanto, parentes dos israelitas. Apesar de seu parentesco, porém, existia um ódio mútuo entre os edomitas e os israelitas.

Amazias atacou Edom e matou 20 mil homens (2Cr 25:11-12).

Os edomitas desapareceram no pós-exílio. Depois do V ou IV século, sua região foi ocupada pelos comerciantes Nabateus: um grupo que vivia no deserto sem uma identidade muito definida.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo.